Banca de QUALIFICAÇÃO: DORY EDSON SALOMÃO DA SILVA ALMEIDA

DISCENTE: DORY EDSON SALOMÃO DA SILVA ALMEIDA
DATA: 09/09/2013
LOCAL: Auditório do CT

As fundações de apoio às IFES dentro do contexto da tríplice hélice na captação de recursos para projetos de pesquisa científica e tecnológica com foco na inovação

Inovação, Tríplice Hélice, Universidade, Setor produtivo, Governo, Competitividade, Fundação de Apoio

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção

A cooperação das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica com o meio empresarial é importante para alavancar a captação de recursos para projetos de pesquisa científica e tecnológica com foco na inovação nas Instituições Federais de Ensino Superior - IFES e conseqüentemente o desenvolvimento tecnológico, contribuindo para a geração, absorção e difusão de inovações. Em face destas considerações, o objetivo da presente dissertação é avaliar a dinâmica da cooperação dessas fundações no contexto da cooperação Universidade-Empresa-Governo e os impactos desta interação no fomento à inovação. O trabalho tem ainda como objetivo identificar como essas fundações interagem com o setor produtivo, universidade e governo, e como essa interação pode ser aperfeiçoada de forma a ampliar o volume de recursos financeiros captados para os projetos supracitados contribuindo para a geração de conhecimento e inovação e para a definição de estratégias para a resolução dos problemas que afetam o setor produtivo brasileiro, acima de tudo, na criação de uma dinâmica sinérgica que conduza à verdadeira competitividade. Sobre a temática são apresentadas conceituações adicionais que auxiliam o leitor a uma maior compreensão, tais como: Instituições federais de ensino superior, terceiro setor, fundações de apoio, inovação, competitividade e sistemas nacionais de inovação, além da conceituação sobre a tríplice hélice, iniciando por Sábato e Botana (1968), perpassando por Bonaccorsi e Piccaluga (1994) e ressaltando os conceitos e o modelo Preconizados por Etzkowitz e Leydesdorff (2000), entre outros. No tocante aos aspectos metodológicos, propõe-se uma pesquisa descritiva, exploratória e explicativa de abordagem quali-quantitativa, tendo como público-alvo as 10 maiores fundações de apoio no país, segundo o critério de captação de recursos, além de outras 4 fundações localizadas nas regiões norte e nordeste do país de forma igualitária. A pesquisa deverá proporcionar um novo modelo de organização/atuação das fundações que potencialize a captação de recursos junto ao setor produtivo para projetos de pesquisa científica e tecnológica com foco na inovação no âmbito das IFES com impacto direto no desenvolvimento científico e tecnológico.

Presidente - 1714250 - JAMERSON VIEGAS QUEIROZ
Externo ao Programa - 349734 - JOAO EMANUEL EVANGELISTA DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 347303 - MARCIANO FURUKAVA
Externo à Instituição - RENATO SAMUEL BARBOSA DE ARAÚJO - IFRN