Banca de QUALIFICAÇÃO: ISABELLE COSTA DE VASCONCELOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISABELLE COSTA DE VASCONCELOS
DATA : 30/09/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Sala Virtal RUTE do HUOL através do link: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/posgraduacao-huol
TÍTULO:

ESPECTROSCOPIA DE INFRAVERMELHO PRÓXIMO FUNCIONAL (fNIRS) EM LACTENTES COM SÍFILIS CONGÊNITA


PALAVRAS-CHAVES:

Espectroscopia no infravermelho próximo; fNIRS (espectroscopia de infravermelho próximo funcional); Espectroscopia; Bebês recém-nascidos; Percepção de fala; Percepção auditiva.


PÁGINAS: 40
RESUMO:

Introdução: A sífilis congênita (SC) é causada pela bactéria Treponema pallidum, que pode  acometer o nervo vestíbulo-coclear. Porém, há poucas informações sobre consequências na hemodinâmica cerebral. Objetivo: Estudar os parâmetros da espectroscopia de infravermelho próximo funcional (fNIRS) com estímulo de fala em lactentes para subsidiar protocolo a ser aplicado em lactentes com SC. Método: Serão realizados dois estudos. O Estudo 1 será uma revisão sistemática sobre os parâmetros da fNIRS (Prospero n. CRD42022311267). A busca foi realizada nas bases PubMed, Embase, Scopus, Web of Science, LILACS, PsycINFO, Livivo, Google Scholar e ProQuest. Foram incluídos estudos transversais em bebês de 0 a 24 meses e normo-ouvintes. O estudo 2 é do tipo transversal e prospectivo (CEP/HUOL n. 5.323.957). A amostra será de lactentes com SC e outro grupo sem indicadores de risco. Inicialmente, foi realizado um estudo piloto com adultos normo-ouvintes no equipamento NIRSport com sílabas /da/ e /ba/. Resultados parciais: Foram identificados 1.227 artigos. Ao final da fase 1 foram 113 para leitura completa, permanecendo 75 para análise final. No estudo 2, foi realizada a elaboração dos estímulos auditivos, design do experimento, captado os registros e análises de 28 adultos. Este piloto deu suporte para redefinir o tipo de apresentação dos estímulos, da quantidade de estímulos dentro de um bloco, da duração do tempo de estímulo e do número de repetições dos blocos. Considerações parciais: Espera-se identificar os parâmetros mais comuns utilizados no fNIRS em bebês, bem como verificar a influência da SC na hemodinâmica cerebral.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1804274 - SHEILA ANDREOLI BALEN
Interno - ***.848.674-** - PEDRO DE LEMOS MENEZES - UNCISAL
Externa à Instituição - DÉBORA MARQUES DE MIRANDA - UFMG
Externo à Instituição - EDGARD MORYA - IIN-ELS
Notícia cadastrada em: 14/09/2022 08:31
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa26-producao.info.ufrn.br.sigaa26-producao