Banca de QUALIFICAÇÃO: HELLEN TATYANNE DA SILVA BARBOSA

DISCENTE : HELLEN TATYANNE DA SILVA BARBOSA
DATA : 20/09/2022
LOCAL: Sala RUTE HUOL virtual

Audição e linguagem na primeira infância: análise da eficácia de um curso para profissionais da educação infantil

Pré-escolar. Linguagem infantil. Transtornos da Comunicação. Educação infantil. Educação à distância.

Introdução: O ambiente escolar expande o convívio social da criança na primeira infância, permitindo o desenvolvimento de suas habilidades comunicativas. O educador é um agente fundamental para o desenvolvimento pleno das crianças. Sua atuação tem potencial tanto para favorecer as habilidades comunicativas, quanto identificar possíveis alterações em seu desenvolvimento. Entretanto, apesar da origem da Fonoaudiologia estar associada à Educação, ainda há pouca colaboração entre essas áreas na Educação Infantil. Objetivo: Analisar a eficácia de um curso à distância com a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) para capacitação de profissionais da Educação Infantil sobre o desenvolvimento da comunicação na primeira infância. Método: Participaram da pesquisa 114 profissionais da Educação Infantil (40 na primeira turma e 74 na segunda turma), atuantes em escola pública ou privada. O curso em questão foi ofertado à distância através da plataforma Google Classroom e teve seu conteúdo programático organizado em três módulos, sendo o primeiro de aquisição típica da comunicação, seguido dos transtornos da comunicação, e por fim, estratégias para favorecer o desenvolvimento da comunicação no contexto educacional. A coleta de dados se baseia em questionários virtuais e está dividida em três momentos distintos, a saber: antes da participação no curso, imediatamente após conclusão do curso, e seis meses após sua conclusão. Resultados esperados: Além de obter um panorama geral das concepções e dúvidas dos profissionais da Educação Infantil a respeito do desenvolvimento da comunicação na primeira infância, pretendemos contribuir para o aprimoramento de uma parceria entre profissionais da educação e fonoaudiólogos.

Presidente - 2358823 - ELIENE SILVA ARAUJO
Interna - 2321749 - ANA MANHANI CACERES ASSENCO