Banca de DEFESA: LARISSA MARIANE MORAES DE ANDRADE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LARISSA MARIANE MORAES DE ANDRADE
DATA : 30/08/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Google Meet através do link: https://meet.google.com/nuw-bbxg-nek
TÍTULO:

Funções Neuropsicológicas de Escolares com Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem e Dislexia do Desenvolvimento


PALAVRAS-CHAVES:

Neuropsicologia; Transtorno Específico de Linguagem; Dislexia; Desenvolvimento infantil; Crianças.


PÁGINAS: 65
RESUMO:

Introdução: Em face ao crescimento do número de casos que fazem referência a criança escolar com dislexia do desenvolvimento ou transtorno do desenvolvimento de linguagem nas avaliações neuropsicológicas e a necessidade de ampliação de evidências científicas no cenário brasileiro, propomos um estudo, no qual o contexto principal aponta para as diversas áreas em que a avaliação poderá ser um instrumento competente para favorecer um perfil cognitivo desses escolares que facilitará o diagnóstico diferencial. Objetivo: verificar as funções cognitivas em escolares com dislexia do desenvolvimento e escolares com transtorno do desenvolvimento da linguagem. Método: o estudo foi dividido em dois artigos: artigo 1- estudo de revisão integrativa e; estudo 2: estudo de caso, transversal, observacional e quantitativo, composto por escolares do Ensino Fundamental, com faixa etária entre 06 e 12 anos. Inicialmente foram avaliadas 16 crianças, 08 com hipótese diagnóstica de dislexia do desenvolvimento e 08 com hipótese de transtorno do desenvolvimento da linguagem. Mas, ao serem avaliadas, apenas 6 foram confirmados os diagnósticos. Foram excluídos deste estudo, crianças com diagnóstico de outros transtornos do neurodesenvolvimento, síndromes genéticas, deficiência auditiva e dificuldades escolares decorrentes de falhas educacionais. As habilidades avaliadas foram: Os testes e baterias neuropsicológicas normatizadas para a população brasileira, além de entrevista com a família. Resultados esperados: espera-se que, o perfil neuropsicológico destes escolares auxilie no diagnóstico diferencial interdisciplinar entre transtorno do desenvolvimento da linguagem e dislexia do desenvolvimento


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2143029 - CINTIA ALVES SALGADO AZONI
Externo à Instituição - RAUNI JANDÉ ROAMA ALVES - UFMT
Externa à Instituição - SIMONE ROCHA DE VASCONCELLOS HAGE - USP

Notícia cadastrada em: 16/08/2022 13:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao