Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA BEATRIZ LEITE DOS ANJOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA BEATRIZ LEITE DOS ANJOS
DATA : 13/08/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Sala Virtual RUTE do HUOL através do link: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/posgraduacao-huol
TÍTULO:

INFLUÊNCIA DE UM PROGRAMA DE RESPOSTA À INTERVENÇÃO NA DECODIFICAÇÃO LEITORA DE ESCOLARES EM VULNERABILIDADE SOCIAL


PALAVRAS-CHAVES:

Linguagem; Vulnerabilidade social; Leitura; Vocabulário; Aprendizagem. 


PÁGINAS: 40
RESUMO:

Introdução: A leitura é uma importante habilidade que possibilita a comunicação, conhecimentos e integração de informações com a língua, tanto no âmbito acadêmico quanto no social. A vulnerabilidade social é uma realidade presente de forma severa em países em desenvolvimento como o Brasil. Apesar de ser uma questão político- social, casos contínuos e extremos de vulnerabilidade seguem presentes gerando consequências desenvolvimentais e orgânicas biológicas em crianças que crescem em tais ambientes. Consequências no neurodesenvolvimento, como dificuldades comportamentais, de memória, funções executivas e afins, podem ser observadas nessas crianças. Bem como, as dificuldades acadêmicas, com alterações no desenvolvimento da linguagem, como atrasos nas habilidades preditoras de leitura e escrita que dificultam consideravelmente o processo de alfabetização e as demais etapas da vida estudantil do indivíduo. Objetivo: Identificar os efeitos da estimulação de vocabulário expressivo e consciência fonológica no reconhecimento de letras e leituras de palavras e pseudopalavras de escolares do ensino fundamental em vulnerabilidade social. Método: Longitudinal, intervencional, prospectivo, descritivo e correlacional. A amostra do estudo contém 39 escolares de escola pública, no segundo ano do ensino fundamental. A amostra foi dividida em dois grupos: grupo controle (GC) e grupo experimental (GE). O GE passou por um programa de resposta à intervenção, dentro da sala de aula, durante 12 sessões, em 3 sessões semanais de 60 minutos cada, por 5 semanas. Neste programa foram estimuladas, através de atividades lúdicas, as habilidades de consciência fonológica, como manipulação silábica e fonêmica, bem como o vocabulário expressivo. As intervenções tiveram como suporte material livros infantis previamente selecionados e objetos de estímulos visuais e sensoriais. Antes e após as 15 sessões oram avaliadas as habilidades de vocabulário expressivo, consciência fonológica, reconhecimentos de letras e leitura de palavras e pseudopalavras, antes e após a intervenção. Resultados encontrados: Os dois grupos do estudo obtiveram melhoras em todas as habilidades avaliadas, como aumento do vocabulário expressivo e melhoras nas médias de desempenho em consciência fonológica e leitura. O grupo experimental, quando comparado com o grupo controle, apresentou resultados melhores. Observou-se correlação forte entre os resultados de consciência fonológica e melhora na habilidade de leitura.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - RENATA MOUSINHO - UFRJ
Presidente - 2143029 - CINTIA ALVES SALGADO AZONI
Interna - 035.716.504-76 - ISABELLE CAHINO DELGADO - UFPB
Notícia cadastrada em: 28/07/2021 10:18
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