Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIZA MIKAELE TAVARES DA SILVA

DISCENTE : ELIZA MIKAELE TAVARES DA SILVA
DATA : 28/08/2018
LOCAL: Sala de aula do PPGFON no Prédio da Fonoaudiologia

·      Queixa de tontura, relações sóciodemográficas, clínico-funcionais e psico-cognitivas em idosos com Diabetes Mellitus tipo 2

idoso, saúde do idoso, vertigem, tontura

Objetivo: Verificar associação da queixa de tontura com os dados sociodemográficos, clínico-funcionais e psico-cognitivos em idosos com Diabetes Mellitus tipo 2. Método: Trata-se de estudo do tipo transversal, descritivo de caráter analítico realizado em um hospital universitário em Natal/RN. Participaram idosos com idade igual ou maior a 60 anos diagnosticados com DM2. Os idosos foram avaliados a partir de um inquérito multidimensional, contendo dados sociodemográficos, clínico-funcionais e psico-cognitivos a partir dos instrumentos: Mini-Mental State Exam (MMSE), Escala de Depressão Geriátrica Abreviada (GDS-15) e Timed Up and Go Test (TUGT). Utilizou-se estatística descritiva, teste Qui-quadrado e Mann Whitney (p<0,05 e IC de 95%). Resultados: A amostra consistiu em 157 idosos, em que 45,22% apresentaram queixa de tontura. A queixa de tontura apresentou associação com as variáveis sexo, estado civil, escolaridade, anos de escolaridade, autorrelato de saúde geral e visão, queixa de dor em membros inferiores, medo de quedas, tendência a quedas e sintomas psico-cognitivos. Conclusão: Os idosos com queixa de tontura foram predominantemente do sexo feminino, com vida conjugal e baixo nível de escolaridade. Além disso, exibiram pior percepção de saúde geral e da visão, maior auto-percepção de dor em membros inferiores, medo de quedas, tendência a quedas, risco de déficit cognitivo e maior número de sintomas depressivos em relação aos indivíduos sem essa queixa.

Presidente - 2090691 - JULIANA MARIA GAZZOLA
Interno - 466.295.994-20 - HANNALICE GOTTSCHALCK CAVALCANTI - UFPB
Externo ao Programa - 4374835 - KARYNA MYRELLY OLIVEIRA BEZERRA DE FIGUEIREDO RIBEIRO
Notícia cadastrada em: 21/08/2018 21:47