Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA SILVA DE OLIVEIRA TEIXEIRA CAMPOS

DISCENTE : RENATA SILVA DE OLIVEIRA TEIXEIRA CAMPOS
DATA : 16/05/2024

DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA O MATRICIAMENTO DOS NÚCLEOS DE ATENÇÃO À SEGURANÇA E À SAÚDE DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA DA SAÚDE

Política de Saúde do Trabalhador. Educação em Saúde. Sistema Único de Saúde. Serviços de Saúde do Trabalhador. Pesquisa qualitativa.

A Saúde do Trabalhador, nos últimos vinte anos, tem se tornado um campo de atuação relevante dentro do SUS, tendo como objetivo intervir no processo de adoecimento dos trabalhadores nos três níveis de gestão do SUS, garantindo uma atenção integral que abrange práticas de promoção e proteção, de vigilância epidemiológica e sanitária, além de assistência e ainda reabilitação da saúde. No Brasil, em 2022, de acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, houve 612,9 mil acidentes de trabalho registrados. Já o número de acidentes de trabalho com morte, notificados para a população com vínculo formal foi de 2,5 mil. Esses dados apontam um problema de saúde pública relacionado aos agravos ocupacionais e colocam o Brasil em quarto lugar mundial, em número de acidentes fatais. Esses dados evidenciam que, no ambiente de trabalho, existem diversos riscos à saúde dos indivíduos. Esses riscos podem ser minimizados ou evitados por meio de medidas de proteção adequadas. Entre os trabalhadores com elevados índices de acidentes e adoecimentos, estão os trabalhadores da saúde. Esse projeto tem como objetivo geral elaborar um programa de educação permanente em saúde do trabalhador e da trabalhadora para o matriciamento dos Núcleos de Atenção à Segurança e à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (NASST) da Saúde da Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, cujo percurso metodológico adotado será a pesquisa-ação, fundamentada nas contribuições de Michel Thiollent (2011). A pesquisa será desenvolvida no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (SESAP), os participantes do estudo serão os servidores desta secretaria, que atuam nos 14 NASSTs. A primeira etapa do projeto será iniciada com uma oficina de trabalho e pactuação para apresentação da pesquisa. Na segunda etapa, a coleta de dados se dará por meio da entrevista semiestruturada. A partir da análise dessas etapas, serão realizados, na terceira etapa da pesquisa, os grupos operativos, com os participantes dos NASSTs e pelo menos mais dois profissionais do nível central do NESST- SESAP. A análise dos dados adotada será a análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin (2016) e para organização e tratamento dos dados será utilizado o programa de análise qualitativa Atlas ti versão 9.0. Diante disso, espera-se que o resultado desse estudo contribua com a oficialização de um programa educacional, para a melhoria contínua da qualificação do processo de trabalho dos profissionais que atuam nos NASSTs da rede de assistência à saúde do Governo do Estado do RN, promovendo assim o apoio matricial de maneira tangível, concreta e permanente, visando alcançar a qualidade esperada para efetivação da política nacional e estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

Presidente - 2568454 - ELISANGELA FRANCO DE OLIVEIRA CAVALCANTE
Interna - 3508071 - LAURIANA MEDEIROS COSTA SANTOS