Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELO FERREIRA GOMES FILHO

DISCENTE : MARCELO FERREIRA GOMES FILHO
DATA : 29/04/2024
LOCAL: Plataforma Google Meet

PROMOÇÃO DA SAÚDE NA PREVENÇÃO DE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS NA ADOLESCÊNCIA

Promoção da Saúde; Promoção de saúde escolar; Infecções Sexualmente Transmissíveis; Educação em saúde; Saúde do adolescente; Enfermagem.

Introdução: O presente estudo enfoca a Promoção da Saúde de adolescentes por meio de ação educativa para prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis. A Promoção da Saúde é um processo de ‘’capacitar’’ a população para melhoria da qualidade de vida no processo de saúde e doença. No âmbito escolar, a saúde do adolescente é um desafio, emergindo especificamente a temática da prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis para além de ações de distribuição de preservativos e de diagnóstico precoce, e sim utilizando a educação em saúde para estimular a reflexão para a prevenção de comportamentos de risco, considerando os determinantes socias da saúde. Para a Promoção da Saúde, nesta perspectiva, é necessária a integração entre os setores saúde e educação, reforçando o conceito de saúde para além do tratamento de doenças e agravos, desafio no qual a enfermagem tem um papel importante dentro da equipe multiprofissional por sua histórica inserção nas ações de educação em saúde. Objetivo: Elaborar um projeto de intervenção educacional para prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis na Promoção da Saúde de adolescentes em uma instituição federal de ensino. Metodologia: Estudo descritivo-exploratório com abordagem qualitativa, utilizando a entrevista como técnica de coleta de dados, orientada por roteiro semiestruturado de questões. O local da pesquisa será uma escola de ensino básico, técnico e tecnológico de uma universidade federal no nordeste brasileiro. Os participantes da pesquisa serão alunos do ensino médio maiores de 18 anos e residentes na instituição de ensino. As entrevistas serão gravadas e posteriormente transcritas, e organizadas para realização da análise de conteúdo, conforme Bardin, subsidiando a construção da tecnologia social desta pesquisa, que diz respeito à ação educativa para Promoção da Saúde na adolescência. O estudo justifica-se por colaborar com o esforço mundial para acabar com as doenças transmissíveis e infectocontagiosas até 2023, conforme estabelecido no Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização Mundial da Saúde, especificamente o objetivo número 3 - saúde e bem-estar. Também ressalta-se a sua inserção no Programa de Saúde Escolar, colaborando para a construção de estilos de vida saudáveis e para a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis na adolescência a partir do trabalho com o tema da sexualidade, que muitas vezes é considerado tabu na sociedade, portanto ajudando a desmistificar o conteúdo.

Externo à Instituição - DIOGO VALE
Presidente - 3508071 - LAURIANA MEDEIROS COSTA SANTOS
Interna - 2295095 - LYGIA MARIA DE FIGUEIREDO MELO
Notícia cadastrada em: 15/04/2024 13:40