Banca de DEFESA: LEÍZA MELO SOUSA

DATA : 26/02/2024
LOCAL: Escola de Saúde / Sala 15

TECENDO SAÚDE MENTAL DE ADOLESCENTES NA ATENÇÃO BÁSICA

Saúde Mental, Adolescência, Rede de Atenção Psicossocial, Integralidade, Atenção Básica.

Promover o cuidado integral ao adolescente representa um desafio para os sistemas de saúde, agravando-se após a pandemia pela COVID-19, pois houve um aumento nas taxas de sofrimento psíquico de maneira geral, incluindo também a fase da adolescência, onde apresenta uma taxa de jovens com elevação da inatividade física, no nível de ansiedade, nos casos de estresse e de depressão, dentre outras formas de sofrimento. Dessa forma, sendo a Atenção Básica em Saúde (AB), uma porta de entrada da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), o fortalecimento dela se torna fundamental para um cuidado de base territorial integral, já que representa o espaço mais próximo do usuário com a sua moradia. Portanto, é indispensável a qualificação das Equipes de Saúde da Família (ESF), a consolidação do vínculo com o território, a realização de buscas ativas com o Agente Comunitário de Saúde (ACS), efetuar uma escuta qualificada/acolhimento, ocorrer o matriciamento pelas equipes de saúde mental, a participação familiar e o empoderamento desse jovem. Logo, o estudo tem como objetivo, elaborar um guia prático direcionado aos trabalhadores de saúde, propondo estratégias para a assistência ao adolescente em sofrimento psíquico no âmbito do cuidado territorial da AB. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e qualitativa. Tendo a participação de 29 profissionais de saúde da ESF atuantes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Parnamirim-RN. Foi mantida a representatividade de uma UBS por território, através de sorteio estilo loteria, manteve-se pelo menos um profissional de cada uma das categorias, sendo selecionados por meio de amostragem não probabilística nomeada de amostra intencional. Como técnica de análise e apresentação dos dados, elegeu-se a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011). Por fim, com o auxílio da plataforma Canva, foi criado o produto técnico-tecnológico  “Guia prático aos profissionais de saúde da AB com estratégias de cuidado territorial para os adolescentes das gerações Z e Alpha”, sendo de relevância para o município, pois apresenta orientações de cuidados aos adolescentes, considerando a realidade local, alertando para a invisibilidade do cuidado destes jovens na AB, chamando a atenção da gestão municipal para as fragilidades no cuidado desse jovem e na RAPS do município, fortalecendo o diálogo sobre a importância da qualificação profissional, da multiprofissionalidade, da intersetorialidade, da participação familiar, da escuta, da comunicação e do planejamento do cuidado, para uma assistência digna, que garanta os direitos, o convívio social e a integralidade do cuidado no território.

Presidente - 2566534 - JACILEIDE GUIMARAES
Interna - 2295095 - LYGIA MARIA DE FIGUEIREDO MELO
Externo à Instituição - JOÃO BOSCO FILHO - UERN
Notícia cadastrada em: 16/02/2024 09:32