Banca de DEFESA: MARIA ANAKARINE DE SOUZA MEDEIROS

DISCENTE : MARIA ANAKARINE DE SOUZA MEDEIROS
DATA : 22/02/2024
LOCAL: Sala virtual

PADRONIZAÇÃO Do uso DE MEDICAMENTOS EM uma unidade de TERAPIA INTENSIVA NEONATAL

Gestão por processos. Mapeamento de processos.

Na atual realidade dos serviços de saúde, e em especial das instituições públicas, onde os recursos são limitados e as necessidades de cuidados de saúde da população são crescentes, há uma demanda por melhoria dos processos de trabalho, de forma a garantir uma assistência segura e de qualidade, com menores custos e desperdícios. A partir desse contexto o presente estudo teve como objetivo padronizar o uso de medicamentos em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Tratou-se de um estudo de natureza qualitativa, desenvolvido através de uma Pesquisa Convergente Assistencial (PCA), que visou alcançar os objetivos propostos. Realizada em uma maternidade escola, referência em gestação de alto risco, do município de Natal/RN, contou com a participação de 05 enfermeiros e 05 técnicos de enfermagem, que atuam na UTIN; tais profissionais em sua maioria (80%), possui tempo de formação entre 11 e 19 anos, e o mesmo percentual possui tempo de atuação na UTIN entre 06 e 10 anos. A pesquisa teve início após parecer favorável do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do CEP da instituição pesquisada, bem como carta de anuência emitida por esta; além do aceite dos participantes, mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Os dados foram coletados a partir de um roteiro de entrevista semiestruturada e das discussões nos grupos de convergência; apresentando como resultados, o surgimento de 2 categorias: “Contextualizando o processo de uso de medicamentos na UTIN” e “Contextualizando o processo de administração de medicamentos na UTIN” com as suas respectivas subcategorias, essas demonstraram um envolvimento de outras etapas e categorias profissionais no processo de administração de medicamentos, logo foi necessário a ampliação do escopo do processo, para a elaboração do fluxo de uso de medicamentos na UTI neonatal. O produto desse estudo consistiu no fluxograma do processo desejado de uso de medicamentos em uma UTI neonatal, elaborado coletivamente, nos grupos de convergência a partir das estratégias de melhoria levantadas, com vistas à padronização do referido processo, que se encontra frágil e sem alinhamento.

Presidente - 2207229 - SIMONE PEDROSA LIMA
Interna - 2200719 - MARIA CLAUDIA MEDEIROS DANTAS DE RUBIM COSTA