Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA ALMEIDA DE MEDEIROS DANTAS

DISCENTE : AMANDA ALMEIDA DE MEDEIROS DANTAS
DATA : 14/11/2023
LOCAL: REMOTO VIA GOOGLE MEET

HIV; Monitoramento em saúde; Sistema de informação em saúde; Serviços de Saúde.

Introdução: A adoção de uma política pública de acesso aos medicamentos antirretrovirais trouxe inúmeros benefícios no combate à epidemia do HIV/aids, como a prevenção da transmissão, a diminuição da morbimortalidade, além da melhoria da qualidade e expectativa de vida das pessoas vivendo com HIV (PVHIV). Entretanto, ainda existem grandes desafios como a garantia ao acesso oportuno e a manutenção da adesão ao tratamento nos serviços de saúde. No intuito de identificar lacunas nas etapas do cuidado contínuo do HIV, o Ministério da Saúde desenvolveu o Sistema de Monitoramento Clínico das PVHIV (SIMC) para auxiliar os Serviços de Atenção Especializada em HIV/Aids (SAE) no acompanhamento das PVHIV. Objetivo: Construir e validar um guia prático para operacionalização do SIMC nos SAE do Rio Grande do Norte. Metodologia: Estudo metodológico a ser desenvolvido em três fases: revisão de scoping review sobre o tema, construção do guia prático educativo e validação. Após a construção do guia, segue-se a validação do conteúdo e da aparência por experts. Estes serão selecionados através da análise de currículos submetidos à Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e, posteriormente, para os experts que aceitarem participar da pesquisa, será encaminhado, via e-mail, um formulário de coleta de dados do google forms, destinado a avaliação do guia prático por meio da aplicação da técnica Delphi, contendo questões de múltipla escolha conforme a escala original de Likert de cinco pontos (5 aprovo fortemente a 1 desaprovo fortemente). Para análise dos dados referentes à etapa de validação, será considerado válido o item que apresentar mais de 70% de concordância entre os experts e um Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC) > 0,8. O projeto será submetido à aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte para o início da pesquisa.

Presidente - 9350807 - ELIANE SANTOS CAVALCANTE
Interna - ***.578.944-** - GRÁCIA MARIA DE MIRANDA GONDIM - Fiocruz - RJ
Externa ao Programa - 1176001 - ISABELLE MARIA MENDES DE ARAÚJO - UFRNExterno à Instituição - GLAUBER WEDER DOS SANTOS SILVA - UFRN
Notícia cadastrada em: 10/11/2023 10:23