Banca de QUALIFICAÇÃO: JORDANA FELICIO DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JORDANA FELICIO DE OLIVEIRA
DATA : 23/11/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Sala 15
TÍTULO:

Construção e validação de instrumento para atendimento de auriculoterapia em pessoas idosas na atenção primária


PALAVRAS-CHAVES:

Auriculoterapia. Saúde do Idoso. Procedimento. Padrão de Cuidado. Enfermagem em Saúde Pública. Enfermagem em Saúde Pública.


PÁGINAS: 52
RESUMO:

O processo de envelhecimento humano resulta em perdas nos campos biológico, psicológico, funcional e social, conferindo vulnerabilidade ao idoso em relação a doenças e agravos à saúde, com impacto direto em sua qualidade de vida. Neste contexto, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde surgem como uma abordagem terapêutica promissora. No âmbito das possibilidades de apoio à saúde da pessoa idosa destaco a prática da auriculoterapia, uma modalidade da Medicina Tradicional Chinesa que visa a regulação psíquico-orgânica do indivíduo, estimulando pontos energéticos no pavilhão auricular. Ela apresenta bons prognósticos na redução de dores crônicas, bem como melhorias no campo da saúde mental. A incorporação da auriculoterapia na Atenção Primária à Saúde representa uma oportunidade para fortalecer a promoção da saúde e o autocuidado da pessoa idosa, especialmente aqueles que fazem uso de vários medicamentos de forma prolongada. Este estudo tem como objetivo a construção e validação de um Procedimento Operacional Padrão em auriculoterapia, visando à padronização e otimização do atendimento a pessoas idosas na atenção primária. Trata-se de um estudo metodológico, com abordagem quantitativa, fundamentada no modelo da Psicometria de Pasquali. O processo de desenvolvimento do instrumento compreende três polos distintos: no polo teórico, será realizada uma revisão integrativa e um grupo focal para construção dos domínios e itens do instrumento; no polo empírico, os itens serão submetidos a análise teórica por meio da análise de conteúdo e de aparência, com a participação de juízes especialistas em auriculoterapia e na saúde da pessoa idosa; por fim, no polo analítico, os dados obtidos serão analisados usando o Índice de Validade de Conteúdo e o Coeficiente de Concordância de Kappa. Este estudo seguirá todas as diretrizes éticas e legais de pesquisa em seres humanos, obtendo aprovação da Comissão de Ética em Pesquisa/UFRN. Antecipa-se que a ferramenta tecnológica resultante deste trabalho direcionará os profissionais de saúde na atenção primária, estabelecendo padrões de atendimento, assegurando práticas profissionais seguras, promovendo a saúde dos idosos, otimizando custos e garantindo a continuidade do cuidado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3533060 - FLAVIO CESAR BEZERRA DA SILVA
Interna - 2837302 - BIANCA NUNES GUEDES DO AMARAL ROCHA
Interna - 2344942 - JOVANKA BITTENCOURT LEITE DE CARVALHO
Externa à Instituição - VERBENA SANTOS ARAÚJO - UFPB
Notícia cadastrada em: 31/10/2023 08:39
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao