Banca de DEFESA: EDSON MENDES MARQUES

DISCENTE : EDSON MENDES MARQUES
DATA : 31/08/2023
LOCAL: meet.google

CONSTRUÇÃO DE UMA FERRAMENTA DE MONITORAMENTO DO PREENCHIMENTO E DA UTILIZAÇÃO DO PARTOGRAMA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Trabalho de Parto. Parto. Enfermagem Obstétrica. Equipe de Assistência ao Paciente. Avaliação de Resultados da Assistência ao Paciente.

Introdução: O partograma é um instrumento norteador para tomada de decisões na assistência obstétrica, sendo  utilizado no acompanhamento do trabalho de parto, reduzindo as intervenções desnecessárias e melhorando a qualidade da assistência ao parto e nascimento.  Ao que se percebe esse instrumento em alguns serviços não é utilizado de maneira adequada, o que pode comprometer a excelência da assistência ao binômio: mãe e filho.  Objetivo: O objetivo deste trabalho é construir coletivamente uma ferramenta de monitoramento do preenchimento e da utilização do partograma em um hospital universitário. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória com abordagem qualitativa, utilizando como metodologia a Pesquisa Convergente Assistencial (PCA) nas suas quatro fases. A primeira, a concepção onde foi realizado uma revisão integrativa; a instrumentação teve como base a descrição do local de estudo; a fase de perscrutação foi desenvolvida a partir de uma pesquisa junto aos profissionais que atuam na assistência ao parto, por meio de um instrumento/formulário (Google forms) com perguntas abertas e fechadas, emitido por correio eletrônico, e a formação de um grupo de convergência, que construiu coletivamente a ferramenta de monitoramento do preenchimento e da utilização do partograma; e a quarta fase que compreendeu a análise e a investigação detalhada dos dados e construção do produto final.  Resultados: Discussão dos conteúdos dos Grupos Convergentes, em cinco classes distintas, e a construção da Ferramenta de Monitoramento do Preenchimento e Utilização do Partograma (FEMUP); que servirá como dispositivo para auxiliar a elaboração de mecanismos de controle interno visando a melhoria dos indicadores por ela fornecidos. Considerações Finais: A forma coletiva de construção da FEMUP, emergiu observações sobre os processos assistenciais do serviço, com destaque para as dificuldades de implantação e processos de melhoria com vistas ao preenchimento  do partograma. O estudo contribuiu para completar um espaço existente no serviço e possibilitará a inserção da FEMUP nos sistemas existentes no serviço como AGHU e futuramente no prontuário eletrônico do paciente quando for instalado.

Presidente - 2200719 - MARIA CLAUDIA MEDEIROS DANTAS DE RUBIM COSTA
Interna - 2344942 - JOVANKA BITTENCOURT LEITE DE CARVALHO