Banca de QUALIFICAÇÃO: KARLA CRISTINA BARBOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KARLA CRISTINA BARBOSA
DATA : 22/04/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Escola de Saude da UFRN
TÍTULO:

PRÁTICAS E SABERES NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO ORIENTADOR AO CUIDADO EM SAÚDE DE PACIENTES TRANSPLANTADOS RENAIS.


PALAVRAS-CHAVES:

enfermagem; Enfermagem em Nefrologia; Tecnologia Educacional; 


PÁGINAS: 42
RESUMO:

O estudo tem como objetos os saberes e práticas usadas na educação em saúde dos pacientes transplantados renais. O objetivo desta pesquisa é construir uma Caderneta de saúde, voltada a este público. A caderneta de saúde do transplantado renal, com orientações pós-transplante, tem o intuito de ser um elemento facilitador, que auxilia o paciente no acompanhamento do seu novo tratamento, visando um cuidado integral. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, com percurso metodológico da pesquisa convergente assistencial (PCA), método que possibilita a convergência entre a investigação e a prática profissionais concomitantemente. O cenário do estudo é o ambulatório de transplante renal do Hospital Universitário do estado do Rio grande do Norte, os sujeitos abordados serão os pacientes que realizaram transplante renal no HUOL há pelo menos 5 anos, bem como os profissionais, da equipe multiprofissional, que atuam no acompanhamento do seguimento do tratamento ambulatorial pós-transplante. A pesquisa é dividida em dois momentos. No primeiro momento serão realizadas entrevistas de forma on-line com os pacientes transplantados. Esse momento seguirá um roteiro disposto por um instrumento e o encontro acontecerá por meio de aplicativo de chamadas de vídeo, visando salvaguardá-los dos riscos associados ao estado de emergência de saúde pública decorrente da Covid-19. O instrumento é composto por caracterização sócio-demográfica-cultural, perguntas diretas tipo questionário e perguntas abertas para entrevista semiestruturada. O segundo momento será a validação do material que foi construído a partir das respostas obtidas no primeiro momento. A validação será feita utilizando-se a técnica Delphi, em que os especialistas avaliarão a pertinência e a relevância do conteúdo da caderneta, por meio de rodadas interativas (round) que promovem feedback, de forma que os participantes possam refletir e a partir disso, manter ou modificar suas opiniões acerca do tema proposto. O TCLE para os profissionais será enviado por meio de plataforma eletrônica para que estes tomem ciência e aceitem, ou não, participar do estudo. Serão levados em conta os aspectos éticos, segundo a Resolução n° 466/2012-CNS. A análise dos dados será realizada com apoio de programas: IRaMuTeQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires), e o SPSS (Statistical Package for the Social Science). A caderneta de saúde do transplantado tem caráter consultivo, pois será composta de conteúdo relacionado ao cuidado em saúde após transplante renal, mas também traz a possibilidade de que o indivíduo personalize o documento, com a inserção de seus dados de saúde, suas consultas, resultado de exames e assim esse documento servirá de apoio no seu processo de autocuidado. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2881512 - THEO DUARTE DA COSTA
Interna - 2568454 - ELISANGELA FRANCO DE OLIVEIRA CAVALCANTE
Externo à Instituição - TACIANA DA COSTA FARIAS ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 25/03/2021 16:00
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao