Banca de DEFESA: TÚLIO CÉSAR VIEIRA DE ARAÚJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TÚLIO CÉSAR VIEIRA DE ARAÚJO
DATA : 29/04/2019
HORA: 14:30
LOCAL: Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
TÍTULO:

Adesão dos serviços de atenção básica ao teste rápido para as infecções sexualmente transmissíveis.


PALAVRAS-CHAVES:

Atenção Básica, Diagnóstico, Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV, Sífilis, Hepatite Viral Humana, Promoção da Saúde.


PÁGINAS: 130
RESUMO:

Sabe-se que hoje em dia a maior parte das infecções sexualmente transmissíveis são curáveis ou tratáveis; no entanto, o quadro sanitário mundial ainda é preocupante. Os testes rápidos constituem imunoensaios cromatográficos de execução simples, que podem ser realizados em até 30 minutos e não necessitam de estrutura laboratorial. São fundamentais para a ampliação do acesso ao diagnóstico, aumentam a resolutividade do sistema, além disso, permitem a intervenção oportuna nos casos que requerem tratamento. Na atenção primária brasileira, a sua realização, está regulamentada pela portaria nº 77 de 12 de janeiro de 2012. Este estudo tem como objetivo principal entender acerca da adesão dos serviços de atenção básica da região do Seridó do Rio Grande do Norte, ao teste rápido para as infecções sexualmente transmissíveis e como o ambiente que circunda as equipes da atenção básica pode influenciar esse serviço. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo de abordagem quantitativa. Para identificar os aspectos propostos nos objetivos, será realizada uma entrevista, com a utilização de um instrumento semiestruturado composto por questões abertas e fechadas, que abordam o contexto e a inserção do teste rápido no processo de trabalho das equipes da atenção básica da região do Seridó. Os dados serão tabulados em um banco de dados eletrônico com apoio do aplicativo Microsoft Excel 2010, em seguida essas informações serão processadas e analisadas no programa Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 22.0.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2639848 - MARIZE BARROS DE SOUZA
Interna - 2568454 - ELISANGELA FRANCO DE OLIVEIRA CAVALCANTE
Externo à Instituição - CLAUDIA MARA DE MELO TAVARES
Notícia cadastrada em: 03/04/2019 17:03
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao