Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA QUIRINO COSTA DA SILVA

DISCENTE : RENATA QUIRINO COSTA DA SILVA
DATA : 26/06/2018
LOCAL: ESCOLA DE SAÚDE - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

ABANDONO DO ACOMPANHAMENTO AMBULATORIAL EM SERVIÇO DE REFERÊNCIA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE POR PORTADORES DE HEPATITE C

Hepatite C. Assistência ambulatorial. Pacientes Desistentes do Tratamento. Descontinuidade do acompanhamento clínico.

O estudo dos motivos que levam os portadores de hepatite C a não comparecerem às consultas médicas agendadas no Núcleo de Estudos do Fígado do Hospital Universitário Onofre Lopes reveste-se de importância, devido ao fato dessa doença ter um impacto epidemiológico importante, se apresentar de forma silenciosa, com alta taxa de morbimortalidade. Objetivo: Conhecer os motivos que levaram os pacientes de portadores de hepatite C a abandonarem o seguimento ambulatorial no NEF, no período de maio de 1995 a dezembro de 2017. Métodos: Estudo qualitativo baseado na Pesquisa Convergente Assistencial. A primeira etapa da coleta de dados consiste na análise dos prontuários do NEF para a seleção dos pacientes portadores de hepatite C, que não compareceram às consultas por mais de seis meses, no período de maio de 1995 a dezembro de 2017. A segunda etapa da coleta de dados refere-se à realização de entrevista semiestruturada aos pacientes contactados, que aceitarem participar da pesquisa, após serem convidados por ligação telefônica. Paralelamente será realizado Grupo Focal com a equipe médica do NEF, abordando a problemática relacionada à dificuldade de acompanhamento dos portadores de hepatite C. Para a interpretação dos dados coletados escolheu-se o método de Análise de Conteúdo Temática, seguindo as etapas propostas por Minayo (2013). Considerações Finais: o estudo pretende identificar os pacientes que abandonaram o acompanhamento ambulatorial, bem como as razões que interferem na assiduidade das consultas no serviço especializado em hepatites virais. A pesquisa atenderá todos os dispostos éticos, respeitando inteiramente as determinações da Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), bem como os preceitos fundamentais da Bioética.

Presidente - 2195205 - EDILENE RODRIGUES DA SILVA
Interno - 2568454 - ELISANGELA FRANCO DE OLIVEIRA CAVALCANTE
Externo ao Programa - 106.578.944-00 - GRÁCIA MARIA DE MIRANDA GONDIM - Fiocruz - RJ
Notícia cadastrada em: 04/06/2018 14:38