Banca de QUALIFICAÇÃO: JORGE LUIS SILVA DE ALMEIDA

DISCENTE : JORGE LUIS SILVA DE ALMEIDA
DATA : 26/06/2018
LOCAL: ESCOLA DE SAÚDE - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Cultura de Segurança do Paciente na Perspectiva da Equipe de Enfermagem da Unidade de Internação de um Hospital Universitário.

Segurança do Paciente. Cultura Organizacional. Avaliação dos Serviços de Saúde. Profissionais de Enfermagem.

A temática de segurança do paciente está ocupando lugar de destaque quando o assunto é prestação de assistência à saúde com qualidade, principalmente após a publicação de estudos internacionais que comprovaram a elevada frequência de Eventos Adversos nos serviços de saúde. Assim, a segurança do paciente entendida como um conjunto de ações que visa promover uma assistência segura de saúde, deve ser vista como uma ferramenta promotora da cultura de segurança. Por seu turno, a cultura de segurança do paciente deve ser compreendida, tanto a nível individual quanto coletivo, como o produto das percepções, atitudes e valores compartilhados na organização hospitalar e que demonstra o grau de comprometimento com a qualidade dos serviços de saúde prestados. O estudo objetiva avaliar a cultura de segurança      do paciente da Unidade Central de Internação de um Hospital Universitário de Natal/RN, sob a ótica da equipe de enfermagem. Trata-se de um estudo observacional, do tipo survey transversal, de abordagem quantitativa utilizando-se o instrumento “Hospital Survey on Patient Safety Culture”, composto por 12 dimensões na sua versão traduzida e adaptada transculturalmente para o cenário hospitalar brasileiro. Espera-se que esta pesquisa, além de identificar qual o nível da cultura de segurança do paciente no cenário proposto, possa contribuir para uma assistência na saúde com mais qualidade. Além disso, favorecerá uma reflexão, nos profissionais e na gestão, sobre suas ações frente o processo produtivo e seu impacto na construção de uma cultura institucional voltada para a segurança do paciente.

Presidente - 3149599 - ANA CRISTINA ARAUJO DE ANDRADE GALVAO
Interno - 2881512 - THEO DUARTE DA COSTA