Banca de QUALIFICAÇÃO: DAYSE ALEIXO BEZERRA

DISCENTE : DAYSE ALEIXO BEZERRA
DATA : 04/06/2018
LOCAL: ESCOLA DE SAÚDE - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO MOTOR NO AMBIENTE DOMICILIAR DE CRIANÇAS COM MICROCEFALIA.

Microcefalia; affordances; destreza motora; habitação.

Introdução: A microcefalia é uma malformação congênita em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada, por isso o perímetro cefálico apresenta-se inferior a dois desvios-padrão ou mais da média esperada para a idade e sexo. Ela é acompanhada de alterações motoras e cognitivas que variam de acordo com o grau de acometimento cerebral. Estudos recentes apontam o ambiente familiar como forte influenciador do desenvolvimento infantil. Objetivo: se propõe avaliar a quantidade e a qualidade das oportunidades presentes no ambiente domiciliar para o desenvolvimento motor de crianças com microcefalia e sua correlação com o desempenho cognitivo destas. Método: o presente estudo será de abordagem quantitativa, do tipo transversal. A amostra será composta por famílias com crianças com microcefalia, entre 24 e 42 meses, que foram convidadas a participar do estudo por meio de busca ativa.

Externo ao Programa - 4626599 - ANGELICA TERESA NASCIMENTO DE MEDEIROS
Interno - 2474945 - IZAURA LUZIA SILVERIO FREIRE