Banca de QUALIFICAÇÃO: VANISSE KALYNE DE MEDEIROS

DISCENTE : VANISSE KALYNE DE MEDEIROS
DATA : 15/06/2018
LOCAL: ESCOLA DE SAÚDE - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

CUIDADOS DE ENFERMAGEM COM A PRESERVAÇÃO DE CATETERES PARA HEMODIÁLISE: CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE

Hemodiálise; Cateter venoso central; cuidados de enfermagem; Educação Permanente em enfermagem.

O paciente renal em tratamento hemodialítico depende de um acesso venoso para sobreviver, devido ao elevado índice de utilização de cateteres venosos centrais, faz-se necessário que a equipe de enfermagem possua o domínio técnico-cientifico e prático do manuseio dos Cateteres, para preservação dos mesmos e reduzindo, assim, riscos e agravos à saúde dos pacientes em tratamentos hemodialíticos. Objetivo: Analisar a contribuição, conforme a percepção dos profissionais, da educação permanente na construção do conhecimento sobre assistência aos pacientes em tratamento hemodialítico portadores de cateter venoso central para hemodiálise e na transformação das práticas de cuidado. Métodos: Pesquisa Convergente Assistencial, com abordagem qualitativa, utilizando como referencial a política de Educação Permanente e o pensamento Freiriano. Os dados serão coletados por meio de grupo focal e observação participante, aplicados na metodologia de problematização denominada Arco de Charlez Maguerez. O cenário do estudo será o Hospital Universitário Onofre Lopes, no Edifício Central de Internamento, com a equipe de enfermagem como participantes. A coleta de dados acontecerá no segundo semestre de 2018. Resultados esperados: a pesquisa pretende analisar a contribuição da educação permanente a partir da implementação de estratégias educativas dialogadas com a equipe, para assim, transformar a realidade atual com adesão a inovações as práticas e saberes em cuidados com Cateteres. Serão respeitadas as determinações éticas da Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde.

Externo ao Programa - 2262871 - ANA ELZA OLIVEIRA DE MENDONCA
Interno - 2837302 - BIANCA NUNES GUEDES DO AMARAL ROCHA
Presidente - 3508071 - LAURIANA MEDEIROS COSTA SANTOS
Notícia cadastrada em: 18/05/2018 15:56