Banca de DEFESA: EDNNY KELLY DE ALMEIDA SALES

DISCENTE : EDNNY KELLY DE ALMEIDA SALES
DATA : 09/12/2022
LOCAL: Via Google Meet

O USO DO MOBILE LEARNING E DO QR CODE NO  ENSINO E APRENDIZAGEM DE LEITURA EM LÍNGUA PORTUGUESA PARA O 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Leitura. Mobile learning. Dispositivos móveis. QR Code.

As tecnologias e os dispositivos móveis disponíveis, na atualidade, possibilitam a conexão com a internet e, com isso, integram mídias que proporcionam novas formas de comunicar, registrar e representar, o que, consequentemente, pode implicar em inovações na forma de ensinar e na forma de aprender. Além disso, observa-se, por um lado, a presença de smartphones nas escolas e, por outro lado, o uso em sala de aula tem sido banido frequentemente. Dessa forma, o presente projeto tem como objetivo geral propor o uso do Quick Response Code (QRCode) como recurso pedagógico no processo de leitura, em aulas de Língua Portuguesa, em turmas do 5º ano do Ensino Fundamental. Assim, a pesquisa possui caráter intervencionista, com base metodológica na pesquisa-ação por propor uma construção reflexiva e coletiva de conhecimento com vistas a alterar a estrutura de práticas sociais ou educacionais. Nessa perspectiva, após realizar-se um levantamento bibliográfico, bem como uma avaliação diagnóstica, percebeu-se a viabilidade de realização da intervenção. Para isso, foram formuladas sequências didáticas para o ensino de leitura com o uso de QR Code, tomando o mobile learning como princípio orientacional para conduzir o trabalho com dispositivos móveis pelos alunos na realização de atividades de interpretação textual e de cunho gramatical. Essa intervenção foi observada, descrita e avaliada com um olhar qualitativo. A proposta de intervenção proporcionou um avanço no desenvolvimento da habilidade de compreensão textual dos participantes, possibilitando uma aprendizagem mais significativa utilizando leitores de QR code utilizando o smartphone ou tablet, objetos que fazem parte do cotidiano dos alunos. Porém, é preciso cautela na aplicação da proposta, pois, é preciso conhecer a realidade dos discentes, se estes possuem dispositivos móveis e se a escola disponibiliza acesso à internet. Desse modo, o uso da proposta BYOD, como recurso didático-pedagógico se configura como uma possibilidade viável para o ensino de leitura, principalmente no que refere ao trabalho de interpretação e compreensão a partir do estudo de gêneros textuais. Destacamos, então, que temos como fruto de nossa pesquisa o seguinte produto: Um guia instrucional, voltado para professores, que reúne informações sobre o uso do Mobile learning em aulas de língua portuguesa com as sequências didáticas desenvolvidas para a aplicação da pesquisa.

Presidente - 2916579 - LUCELIO DANTAS DE AQUINO
Interna - ***.064.828-** - SELMA ALAS MARTINS - UFRN
Externa à Instituição - JACIARA LIMEIRA DE AQUINO - UERN
Notícia cadastrada em: 22/11/2022 17:31