Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSELIA PRAXEDES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSELIA PRAXEDES DA SILVA
DATA : 23/11/2022
HORA: 14:30
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO:

TEMPOS DIGITAIS E A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL 



PALAVRAS-CHAVES:

Documentação Pedagógica; Registro; Tecnologias digitais; Educação Infantil; Formação em contexto.



PÁGINAS: 124
RESUMO:

O cenário de pandemia mundial provocado pelo COVID - 19, acarretou a suspensão das atividades presenciais e a necessidade de repensar as práticas de registro e documentação para comunicar e compartilhar com as famílias o processo de aprendizagem das crianças. O desejo de dar voz à aprendizagem das crianças e dos adultos e o anseio por mudanças nas práticas de registro, a partir do uso das tecnologias digitais, foram aspectos motivacionais que impulsionaram o desenvolvimento desta pesquisa. Com isso, objetivou-se analisar  as contribuições das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no processo de construção da documentação pedagógica, enquanto instrumento formativo da prática docente na educação infantil. A metodologia utilizada é de natureza aplicada, pautada pelos princípios da abordagem qualitativa com procedimentos de uma pesquisa-ação, através de uma proposta de intervenção. A pesquisa está sendo desenvolvida em um Centro Infantil, localizado no município de Parnamirim/RN, na qual a pesquisadora exerce, atualmente, a função de diretora pedagógica. O grupo foi composto por 08 participantes, sendo 06 professoras, 01 coordenadora pedagógica e 01 diretora administrativa. No processo, foram utilizados os seguintes instrumentos: questionário, entrevistas coletivas, documentos pessoais, diário de campo das participantes e diário de bordo da pesquisadora. O percurso da pesquisa envolve uma formação em contexto, com duração de 40h, através de encontros presenciais e virtuais. Pretende-se elaborar um guia didático com estratégias para potencializar a prática da documentação pedagógica, utilizando ferramentas digitais. O estudo tem como principais referenciais: Alarcão (2011), Fochi (2018; 2019), Kramer (2002; 2006), Kenski (2012), Malaguzzi (2016), Nóvoa (2009; 2019), Oliveira-Formosinho (2002; 2016), Ostetto (2011; 2017), Proença (2018; 2022) e Rinaldi (2014; 2016; 2021). Os achados iniciais apontam que: a) os desafios enfrentados na suspensão das atividades presenciais em decorrência da pandemia da Covid-19 possibilitaram novas práticas de registro com o uso das tecnologias digitais; b) as mudanças nas práticas de registro possibilitaram um outro olhar sobre as crianças, bem como,  o modo de se relacionar com elas e suas respectivas famílias; c) o uso das tecnologias proporcionaram uma diversificação nas práticas educativas; d) a falta de um outro professor ou auxiliar, na turma,  dificulta o trabalho com a documentação pedagógica; e) a documentação pedagógica é uma prática possível, mas exige mudanças de concepções e de  postura docente. Espera-se contribuir com práticas de registro e documentação pedagógica na Educação Infantil, viabilizando o desenvolvimento profissional docente, como estratégia para qualificar a prática do professor e da coordenação pedagógica.

 



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2453560 - MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA
Interno - 1802327 - SANDRO DA SILVA CORDEIRO
Externa ao Programa - 1672888 - MARIANGELA MOMO - UFRN
Notícia cadastrada em: 11/11/2022 15:49
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