Banca de QUALIFICAÇÃO: RUSSIANA COSTA SANTOS DA SILVA

DATA : 04/11/2022
LOCAL: Google Meet: https://meet.google.com/ucu-vsjm-vuj

O USO DO PADLET PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL EM LÍNGUA PORTUGUESA

Língua Portuguesa; Produção de texto; Padlet; Aprendizagem colaborativa.

O ensino de produção textual em Língua Portuguesa, nos dias atuais, deve levar em consideração alguns fatores como o protagonismo do aprendiz e o uso de metodologias e tecnologias que auxiliem no aprendizado de forma significativa. Nesse sentido, a ferramenta Padlet apresenta-se como possível ferramenta a ser utilizada nesse contexto para a proposição de uma aprendizagem colaborativa. Isso posto, o presente estudo tem por objetivo analisar o uso da ferramenta digital Padlet para a prática de produção textual em língua portuguesa, em uma turma da 3ª série do Ensino Médio. Para tanto, tomamos como referenciais os documentos que orientam o ensino de Língua Portuguesa para o Ensino Médio (BRASIL, 2000; 2018), bem como estudos que discutem o ensino de Língua Portuguesa, voltando nosso olhar para a produção de texto (ANTUNES, 2003; MARCUSCHI, 2008; GERALDI, 2012); além disso, trazemos reflexões sobre metodologias ativas e aprendizagem colaborativa (BACICH; MORAN, 2018; MORAN, 2019; TORRES; IRALA, 2014) para fundamentar a nossa intervenção com base no modelo de Sequência Didática proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Quanto à metodologia, utilizaremos a pesquisa-ação, ancorada em uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada e exploratória (TRIPP, 2005; GIL, 2017; GOMES; GOMES, 2020), a partir de uma intervenção realizada com uma turma da 3ª série do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Tempo Integral, na cidade de Macau-RN. Neste estudo, realizaremos uma análise descritiva-interpretativistacom base no corpus constituído, tomando por base as seguintes etapas: a) planejamento: aplicação de questionário e readaptação da sequência didática inicialmente proposta; b) implementação: aplicação da sequência didática com atividades de produção de textos na ferramenta Padlet e a observação direta das atividades; e, c) avaliação: com análise das produções de texto, uso de entrevista semiestruturada e questionário. Ao final, espera-se que a intervenção realizada possa tornar os alunos produtores de texto mais críticos e reflexivos, visando, assim, a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de produção de texto em Língua Portuguesa. Ademais, será produzido um guia didático para o professor com a sequência didática e orientações sobre o uso do Padlet para a produção textual.

Presidente - 2916579 - LUCELIO DANTAS DE AQUINO
Interno - ***.503.654-** - KLEBER TAVARES FERNANDES - UFERSA