CURRÍCULO DE REFERÊNCIA EM TECNOLOGIA E COMPUTAÇÃO: FORMAÇÃO PARA INOVAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Formação docente; Currículo; Tecnologias digitais; Educação infantil.
O contexto no qual a pesquisa acontece é o da Educação Infantil do município de Parnamirim/RN. Isso se justifica por considerar as crianças da educação infantil como pessoas contemporâneas que necessitam estarem inseridas nesse mundo digital, e por entender que o contexto educacional das crianças de 0 a 5 anos é propício para que seja iniciada uma educação integral que também garanta o uso das tecnologias digitais, a partir do entendimento de ser um direito público, gratuito e universal a ser assegurado. O cerne da pesquisa está na formação docente, por compreender que é a partir da transformação das práticas dos sujeitos responsáveis por tornar o processo de ensino e aprendizagem significativo, que a inovação acontece (ARROYO, 2010). Partindo dessa afirmação, a presente pesquisatem como objetivo geral analisar as contribuições do Currículo de Referência em Tecnologia e Computação para a inovação das práticas pedagógicas na Educação Infantil, a partir da inclusão de aprendizagens essenciais em relação às tecnologias digitais. Serão tecidas reflexões sobre formação docente, currículo, currículo na Educação Infantil, de acordo com: Gatti; Saviani; Perrenoud; Ramalho e Nunes; Oliveira; Macedo; Moreira e Candau; Fochi. Para discutir a prática docente e o uso de tecnologias, irá se apoiar em Cunha; Almeida e Valente; Tardif). O estudo proposto é de natureza aplicada, baseado nos princípios da pesquisa qualitativa, com o uso das fases da pesquisa-ação propostas por Thiollent (1986), como forma de compreensão e intervenção no contexto escolhido. Através da aplicação de questionários, diário de campo e entrevistas coletiva e individual, buscaremos traçar o perfil dos participantes, compreender melhor o contexto no qual estão inseridos, identificar a percepção por parte dos sujeitos (professores) da importância do uso de tecnologias digitais na educação infantil e verificar os principais desafios enfrentados pelos por eles para a inovação de suas práticas no uso das tecnologias digitais, no intuito de propiciar momentos de construção de novos conhecimentos, em um processo de formação continuada. Como produto final será elaborado um plano de formação continuada que ficará disponível para a Rede de ensino de Parnamirim/RN e um e-book com sequências didáticas com o uso de tecnologias digitais e com atividades desplugadas para a Educação Infantil. Como resultado, esperamos contribuir para que os docentes da educação infantil insiram, cada vez mais, em suas práticas, o uso de tecnologias digitais.