Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANA CAMPOS GINES LORENA DE SOUZA

DISCENTE : LUANA CAMPOS GINES LORENA DE SOUZA
DATA : 26/09/2022
LOCAL: Via Google meet

ENSINO E APRENDIZADO REMOTO HABILITADOS POR TECNOLOGIAS DURANTE O COVID-19: SENTIDOS E VIVÊNCIAS DE ALUNOS E PROFESSORES DE ÁREAS URBANAS E RURAIS

Educação, Pandemia, Tecnologias, Rural e Urbano.

A pandemia do Covid-19 trouxe imensos desafios para todos os setores, no Brasil e no mundo. Na tentativa de reduzir a ampla disseminação do vírus, medidas de isolamento e prevenção foram adotadas pelos países. Na Educação, tais medidas significaram o fechamento de escolas, e com a interrupção de aulas presenciais adotou-se o ensino remoto emergencial. Porém, sabe-se que o acesso à internet foi, e ainda é variável, o que impactou sobremaneira a trajetória de muitos estudantes em 2020 e 2021, notadamente aqueles que vivem em áreas rurais. Portanto, surge a seguinte problemática de investigação: Quais as representações dos alunos e professores, de áreas urbanas e rurais, sobre o uso das tecnologias no enfrentamento à pandemia do Covid-19? Diante disso, elencou-se o seguinte objetivo geral: caracterizar os sentidos e vivências dos alunos e professores, oriundos de diferentes realidades, sendo estas urbanas e rurais, sobre o papel das tecnologias no enfrentamento à pandemia do Covid-19; e os específicos foram: i) Caracterizar as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores em tempos de pandemia do Covid-19; ii) Mapear as possíveis dificuldades e possibilidades do uso das tecnologias durante a pandemia; iii)  Criar um e-book com as produções dos alunos de zonas urbanas e rurais a partir de suas experiências. A necessidade sobre o aprofundamento do estudo das tecnologias educacionais nas práticas pedagógicas, rural e urbana, advém da carência de que professores têm de pensar novas estratégias metodológicas no âmbito escolar, considerando os espaços como co-produtores de sentidos e vivências. Ademais, devido às emergentes mudanças no ensino devido à ocorrência da pandemia do Covid-19, gerando impactos e mudanças na organização das aulas e do fazer pedagógico como um todo, ainda pouco investigadas. Para tal, optou-se como metodologia investigativa a abordagem qualitativa, e devido ao interesse em investigar diversas variáveis que podem atuar sobre o fenômeno foi escolhido o estudo multicaso, com aplicação de entrevistas semiestruturadas para alunos e professores de 4° e 5° anos de escolas públicas de Natal/RN e Ceará-Mirim/RN, além da técnica do desenho-estória tema somente aos alunos. Quanto às transcrições das entrevistas passarão por análise, tendo como eixo os núcleos de significação.  Como produto final será elaborado um e-book, com os desenhos dos alunos e uma caracterização dos territórios pesquisados (zona rural de Ceará-Mirim e zona urbana de Natal). Espera-se ao final uma produção inovadora por unir representações de crianças urbanas e do campo, de baixo custo e fácil compartilhamento.

Presidente - 1321136 - IZABEL AUGUSTA HAZIN PIRES
Interna - 1362181 - ISMENIA BLAVATSKY DE MAGALHÃES
Externa à Instituição - TACIANA PONTUAL DA ROCHA FALCÃO - UFRPE
Notícia cadastrada em: 13/09/2022 14:55