Banca de QUALIFICAÇÃO: RICARDO WAGNER DA PURIFICAÇÃO OLIVEIRA

DISCENTE : RICARDO WAGNER DA PURIFICAÇÃO OLIVEIRA
DATA : 27/09/2022
LOCAL: SALA VIRTUAL https://meet.google.com/sye-cuqk-rze

PIRILAMPO: UMA PROPOSTA DE SOFTWARE EDUCACIONAL PARA A AVALIAÇÃO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO DE ALUNOS SURDOS

Letramento estatístico; Software educacional; Avaliação; Educação bilíngue; Surdos.

Conforme o Plano Nacional de Educação Especial (PNEE) os estudantes surdos devem ser atendidos em espaços escolares bilíngues. Nesses espaços, os estudantes deverão ter contato com o currículo escolar previsto na Base Nacional Curricular Comum (BNCC) de forma adaptada em função da sua língua e da forma como o sujeito surdo percebe o mundo. A fim de auxiliar a rede regular de ensino no processo educacional dos estudantes surdos, foram criados os Centros de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), no ano de 2009. Para que os atendimentos possam ser realizados, os alunos passam por uma avaliação denominada avaliação diagnóstica. Em Matemática, as primeiras avaliações registradas com sujeitos surdos datam da década de 1940 e eram baseadas em testes de inteligência, mas sempre com perguntas e respostas escritas ou verbalizadas, sem considerar as particularidades dos alunos. Porém, com o desenvolvimento das línguas de sinais, essas avaliações passaram a ser efetuadas com base na percepção visual, associando a ideia de números a objetos e em alguns casos, com a presença de intérpretes de língua de sinais. Essa evolução aparece nas pesquisas conduzidas por Rosich, Nuñes e Campos (1996 apud NOGUEIRA, BORGES, FRIZZARINI, 2013) e Kritzer (2009). Assim, a partir da reflexão sobre a evolução do formato de avaliação e concordando com Libâneo (1994) e Luckesi (2011), entendemos que a avaliação deve verificar e qualificar os resultados obtidos, em função dos objetivos propostos nesta e, por fim, orientar as práticas pedagógicas seguintes. Tendo como suporte a pesquisa de Arnoldo Junior, Geller e Fernandes (2013) que reforça o uso de jogos, recursos didáticos visuais e experiências visuais não como metodologia de ensino, e sim, marcadores identitários da cultura surda, entendemos que a inclusão da tecnologia permite novas experiências educacionais e auxilia ao professor a perceber a compreensão de conceitos matemáticos e sua aplicação pelos alunos. Portanto, consideramos uma avaliação baseada no Letramento Estatístico, de acordo com Gal (2002). Dessa forma, ao pensarmos nesse modelo de avaliação diagnóstica, cabe o questionamento: Como o uso de um software educacional pode auxiliar o professor na avaliação do Letramento Estatístico em alunos surdos? O objetivo principal do trabalho é desenvolver um software educacional bilíngue que possa auxiliar o professor na avaliação do letramento estatístico de alunos surdos. Como objetivos específicos temos: Identificar os formatos de avaliação diagnóstica para Matemática utilizadas pelo CAS-Natal com alunos surdos que concluíram os Anos Iniciais; Estabelecer metodologia para o uso do software educacional desenvolvido; Sistematizar o software educacional, a partir das etapas de concepção, elaboração e finalização e; Validar a utilização do software educacional desenvolvido em sua aplicabilidade e usabilidade por usuários surdos. A metodologia utilizada no trabalho será a Design Science Research (DSR), em função da convergência dos critérios da metodologia com o projeto. Ao final do trabalho esperamos que o produto auxilie os professores na percepção do conhecimento estatístico dos alunos, que possa ser de fácil utilização por professores e que os alunos surdos percebam melhor a Matemática aplicada no cotidiano.

Presidente - 2313711 - FLAVIA ROLDAN VIANA
Interno - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA