Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DA CONCEIÇÃO ARAÚJO MORENO

DISCENTE : MARIA DA CONCEIÇÃO ARAÚJO MORENO
DATA : 15/09/2022
LOCAL: Online

DESENVOLVIMENTO DE COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR EM ALUNOS DA ÁREA DA SAÚDE POR MEIO DE HACKATHONS

Competências Empreendedoras; Metodologias Ativas; Saúde; Hackathon.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Medicina enfatizam a importância da utilização de metodologias que privilegiam a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e a integração entre os conteúdos, possibilitando o desenvolvimento de competências interprofissionais colaborativas. A definição de competência relaciona-se com a de competências empreendedoras como a essência de uma cultura criativa e inovadora que ocupa um lugar proeminente no desempenho de qualquer função humana. As metodologias ativas possibilitam a propagação do conhecimento, respeitando as individualidades e subjetividades do aluno, possibilitando que o mesmo siga avançando em relação ao conhecimento e ao desenvolvimento de competências, em todas as dimensões da vida. Diante da importância de o profissional da saúde desenvolver competências interprofissionais colaborativas, surgiu a necessidade de responder à seguinte questão: Como a metodologia ativa – hackathon – pode contribuir com o desenvolvimento do comportamento empreendedor nos universitários da área da saúde do RN? Para responder à questão e alcançar o objetivo de desenvolver um guia para o ensino de competências empreendedoras para alunos da área da saúde do ensino superior baseado na metodologia ativa – hackathon – foi aplicado a metodologia Design Science Research – DSR; a fase identificação do problema possibilitou o acompanhamento do evento Health Business Summit (HBS) e a realização de uma pesquisa com alunos da área da saúde que estiveram envolvidos no referido evento. Durante a fase exploratória, a Revisão Sistemática de Literatura – RSL – contribuiu com a identificação de quais metodologias ativas vêm sendo empregadas nos cursos de graduação em medicina nos últimos anos no Brasil, fundamentou a proposta de elaboração de um guia e a aplicação de um hackathon com alunos da área da saúde para validação do artefato. Os resultados parciais possibilitaram a compreensão de que os alunos do curso de Medicina possuem características empreendedoras e, às vezes, comportam-se como um empreendedor. Quanto identificação das metodologias, os estudos revelaram que um hackathon na modalidade Design Thinking, é uma metodologia ativa que poderá ser aplicada com a participação de graduandos da área da saúde, por facilitar a aprendizagem experiencial, se apoiar na experimentação e na mudança, possibilitando aos participantes adaptar-se à situação, mudar de papéis e posicionar-se. Tais resultados fortaleceram a elaboração do guia de orientação para aplicação da metodologia ativa – Hackathon –, cujo objetivo é desafiar os participantes a identificarem problemas na área da saúde, pensarem e prototiparem ideias que gerem soluções inovadoras, aplicáveis e favoreça o desenvolvimento de competências empreendedoras.

Presidente - 2245086 - ISABEL DILLMANN NUNES
Interno - 2978747 - CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA