Banca de QUALIFICAÇÃO: RAIZA DE ARAÚJO DOMINGOS SOARES

DISCENTE : RAIZA DE ARAÚJO DOMINGOS SOARES
DATA : 08/09/2022
LOCAL: Videoconferência (meet.google.com/knq-zhzv-ppr)

ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA POR MEIO DA ABORDAGEM STEAM: EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA EM UMA TURMA DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE

Abordagem STEAM; Ensino de Química; Química Orgânica.

O Ensino de Química tem importância para a formação de cidadãos e mesmo estando presente em nosso entorno, os estudantes sentem dificuldade de enxergar a Química no cotidiano, principalmente quando o ensino é descontextualizado da realidade, priorizando a memorização. Na busca por repensar o modelo de ensino tradicional a abordagem STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) emerge como uma possibilidade para o desenvolvimento de práticas que coloquem o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem. Este estudo visa responder a seguinte questão de pesquisa: Quais os impactos promovidos pela implementação da abordagem STEAM no Ensino de Química Orgânica? A partir desse questionamento originou-se o seguinte objetivo geral: Identificar os impactos da abordagem STEAM no Ensino de Química Orgânica. Para alcançar o objetivo geral, os seguintes objetivos específicos foram originados: I) Identificar as competências e habilidades relativas ao conteúdo de Química Orgânica na Base Nacional Comum Curricular (BNCC); II) Implementar sequência de ensino que norteará a construção de um guia didático para o Ensino de Química com abordagem STEAM; III) Analisar a sequência de ensino de Química Orgânica a partir da abordagem STEAM. Para discussão dos pressupostos teóricos foram levados em consideração aspectos relacionados à abordagem STEAM, a reflexão acerca do Ensino de Química Orgânica, as dificuldades de aprendizagem e a relação da abordagem STEAM com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A presente proposta utilizará uma metodologia de natureza qualitativa e suas etapas serão construídas de acordo com os procedimentos de uma pesquisa-ação. Será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) para desenvolvimento da sequência didática que será aplicada em uma Escola Estadual localizada em Natal. Os participantes serão os alunos de uma turma de 3°ano. Os instrumentos de coleta de dados utilizados serão o diário de bordo, incluindo registros textuais e multimidiáticos e portfólio. Os produtos educacionais deste estudo serão uma sequência de didática de Química Orgânica para o Ensino Médio utilizando a abordagem STEAM e um guia didático voltado para professores de Química. São esperados como resultados desta pesquisa a demonstração de impactos da utilização da abordagem STEAM como uma alternativa ao ensino tradicional. Espera-se que os estudantes consigam enxergar o conteúdo estudado em problemas reais e sejam capazes de discutir e pensar criticamente sobre aspectos sociais, econômicos e ambientais.

Presidente - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA
Interna - 2451906 - ADJA FERREIRA DE ANDRADE
Externo ao Programa - 2525587 - CARLOS NECO DA SILVA JUNIOR - UFRN
Notícia cadastrada em: 22/08/2022 11:10