Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA EDUARDA LINS DE LIMA

DISCENTE : MARIA EDUARDA LINS DE LIMA
DATA : 26/08/2022
LOCAL: https://meet.google.com/fpb-wvcf-gee

TEXTOS MULTIMODAIS NA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE LEITURA DE ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Avaliação de Leitura. Textos Multimodais. Multiletramentos. Formação de Professores.

Diante do exponencial avanço tecnológico, têm se observado mudanças comportamentais nas gerações mais recentes em relação ao uso de Tecnologias de Informação e Comunicação, sobretudo, com o advento das tecnologias digitais, de modo que é necessário que a sociedade compreenda as mudanças na sua estrutura, para que possa adequar-se à necessidade dos indivíduos e consiga, além disso, progredir frente à ascensão da cultura digital. Dessa forma, dentro do âmbito educacional, é possível compreender que é primordial a incorporação da cultura digital nos processos educacionais, particularmente, nas atividades avaliativas que possuem o intuito de diagnosticar o nível de leitura dos alunos. Por isso, a presente proposta tem como objetivo principal analisar a utilização de textos multimodais no processo de avaliação diagnóstica de leitura. A partir da dimensão deste estudo, erguemos as temáticas que fundamentam este trabalho, nas quais são: leitura (SOARES, 2002; SOARES, 2019; SANTAELLA, 2004, SANTAELLA, 2013) atrelada ao conceito de multiletramentos (ROJO, 2012), entendendo que se complementam. Além disso, buscamos verificar acerca do conceito de avaliação (ESTEBAN, 2010; FERNANDES 2010; FREIRE, 1989), além do conceito de textos multimodais (ROJO, 2017).  A abordagem dessa pesquisa tem cunho qualitativo e, referente ao tipo da pesquisa, destacamos que serão aplicados dois tipos, em que o primeiro trata-se de pesquisa explicativa, quanto aos objetivos, visto que visamos explicar como textos multimodais podem aprimorar o processo de avaliação diagnóstica de leitura e, após isso, a pesquisa experimental, quantos aos procedimentos técnicos, em razão de um momento formativo com a equipe docente para elaborar um guia pedagógico com sequências didáticas para aplicação da avaliação diagnóstica de leitura, fazendo uso de textos multimodais. Espera-se que os sujeitos participantes ressignifiquem seus formatos de avaliação, de modo a aprimorar o processo, aproveitando integralmente o contato com o aluno, eliminando possíveis impedimentos para a captação da real fluência de leitura do educando. Além disso, a hipótese é que tal processo possibilitará que o professor seja um pesquisador na essência da palavra: estudando, aplicando, avaliando e constantemente ressignificando.

Presidente - 2315340 - CIBELLE AMORIM MARTINS
Interna - 2451906 - ADJA FERREIRA DE ANDRADE