Banca de DEFESA: ELY TICIANA DA SILVA RAMOS

DISCENTE : ELY TICIANA DA SILVA RAMOS
DATA : 28/07/2022
LOCAL: https://meet.google.com/wxb-yzbv-tjd

USO DO SCRATCH NA ALFABETIZAÇÃO: PRODUÇÃO DE CONTEÚDO MULTIMODAL COM REPRESENTATIVIDADE ÉTNICO-RACIAL

Alfabetização. Scratch. Aprendizagem criativa. Conteúdo multimodal. Representatividade étnico-racial.

Esta pesquisa surgiu da problematização de dificuldades enfrentadas no processo de alfabetização, na escassez de representatividade étnico-racial nos materiais didáticos disponíveis na escola e na formação docente ineficaz conexa ao uso da informática na educação. A questão central desta pesquisa é verificar como o software Scratch pode contribuir, enquanto dispositivo de criação de conteúdo multimodal, na formação inicial de estudantes do Curso de Pedagogia, para a produção de propostas alfabetizadoras, através do contato com a cultura afro-brasileira e com abordagem pedagógica baseada na aprendizagem criativa. O objetivo da pesquisa é analisar o uso do Scratch como dispositivo auxiliar na formação inicial de estudantes do Curso de Pedagogia para a criação de conteúdo multimodal alfabetizador com representatividade étnico-racial. A abordagem metodológica adotada é de natureza qualitativa, exploratória quanto aos objetivos, de caráter experimental e de pesquisa-ação em termos de procedimentos técnicos. Como resultado desta pesquisa desenvolveu-se um e-book com orientações pedagógicas baseadas na abordagem da aprendizagem criativa, para o uso do Scratch no processo de alfabetização, com disponibilidade de materiais que promovem a melhoria nas habilidades de leitura e escrita, além do contato com referências étnico-raciais.

Presidente - 2315340 - CIBELLE AMORIM MARTINS
Interno - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA