Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSIEL MOREIRA DA SILVA

DISCENTE : JOSIEL MOREIRA DA SILVA
DATA : 28/06/2022
LOCAL: https://meet.google.com/srd-cfgf-sjo

Computação Desplugada como Abordagem para Implementação do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental

Pensamento Computacional. Computação Desplugada. Metodologias Ativas. Ensino Fundamental.

Ensinar o Pensamento Computacional às crianças tem se destacado como uma atividade importante para ser inserida no currículo da educação básica em vários países do mundo. No Brasil essa tendência ainda se encontra em fase inicial, visto que a ênfase no ensino pautado em métodos que priorizem o desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade de resolver problemas ainda se apresenta como uma dificuldade a ser superada no processo de ensino e aprendizagem. Embora seja um desafio, é necessário que o ensino do Pensamento Computacional seja inserido no currículo formal da educação básica brasileira, pois propõe uma nova cultura de resolução de problemas visando o desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais para os profissionais do futuro, independentemente da área de atuação. Diante disso, este trabalho tem por objetivo desenvolver e validar um modelo didático-pedagógico para promover o ensino do Pensamento Computacional nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, utilizando a Computação Desplugada. A pesquisa terá caráter qualitativo, baseada na pesquisa-ação e será realizada com alunos de uma turma do 5º ano de uma escola da rede pública de ensino do município de Parnamirim-RN, que funciona nos turnos matutino e vespertino, no nível de Ensino Fundamental, na qual o pesquisador atua como professor polivalente. O trabalho se insere no contexto do Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional (Pensa RN), no qual o pesquisador teve a experiência de participar tanto em qualidade de cursista, quanto de formador, o que possibilitou ter duas visões diferentes em relação aos participantes e às atividades colocadas em prática. Com a realização da pesquisa, espera-se que uma nova cultura de resolução de problemas seja introduzida nas práticas educativas da sala de aula no Ensino Fundamental, visando propiciar ao aluno, o desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas, intra e interpessoais que são essenciais para atender às necessidades da sociedade no século XXI. Isso favorece que os alunos melhorem a sua capacidade de raciocínio lógico, a criatividade e o pensamento crítico, além de desenvolverem habilidades de programação e relacioná-las com as diversas unidades temáticas das diversas áreas do conhecimento vivenciadas por eles na sala de aula.

Presidente - 2978747 - CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
Interna - 2453560 - MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA