Banca de DEFESA: MARIA VERÓNICA SEGOVIA GONZÁLEZ

DISCENTE : MARIA VERÓNICA SEGOVIA GONZÁLEZ
DATA : 30/06/2022
LOCAL: https://meet.google.com/cmx-dxkm-jvp

DESENVOLVIMENTO DE SEQUENCIAS DIDÁTICAS ALIADAS À ROBÓTICA EDUCACIONAL PARA O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA

Língua Inglesa; Robótica Educacional; Ensino Aprendizagem; Sequências Didáticas.

O inglês tem se tornado a língua mais disseminada no mundo, um idioma essencial na atualidade para o mercado de trabalho, nas relações internacionais e na Educação. Devido a isso, a Língua Inglesa vem sendo incorporada há algumas décadas ao ensino regular no Brasil, embora esse cenário não tenha melhorado muito com relação às habilidades de comunicação. O trabalho toma como ponto de partida as dificuldades que os professores  de escolas regulares, no Brasil, enfrentam com relação aos processos de ensino aprendizagem do inglês. Este problema pode ser devido à escassez de recursos didáticos que apresentem estratégias de ensino para a criação de ambientes lúdicos e atrativos para o processo de ensino aprendizagem da língua em questão. Por esse motivo, fica em evidência a necessidade de diversificar as atividades nas aulas de inglês utilizando novos recursos tecnológicos, ajustando o material didático a fim de orientar de maneira diferenciada o professor nesse processo. Sendo assim, pode-se fazer uso da Robótica Educacional (RE) que têm trazido numerosos progressos para a Educação, podendo-se encontrar nela um caminho para melhorar o ambiente em sala de aula. Logo, esta dissertação apresenta uma proposta de integração da RE como ferramenta de auxílio nos processos de ensino aprendizagem da Língua Inglesa, com a construção de sequências didáticas aliadas ao uso de um kit robótico de baixo custo, para direcionar o educador nesse processo de integração. A metodologia de desenvolvimento sugerida tem inspiração no desenho instrucional, sendo o campo de aplicação uma escola regular da rede pública de ensino do município de Parnamirim, e o público alvo constitui-se de professores de inglês do sexto ano do Ensino Fundamental. Para as etapas iniciais do projeto, foi feita a análise mediante questionários dirigidos aos professores, com o intuito de conhecer as necessidades nessa área, além de uma revisão da literatura para a fundamentação teórica do projeto. Em seguida, foram desenvolvidas as sequências didáticas propondo o uso de um modelo robótico de baixo custo.  Por fim, foi feita uma avaliação da metodologia proposta, mediante entrevistas e questionários dirigidos aos professores a fim de analisar  a efetividade e viabilidade do uso do material didático, bem como, foram colhidas informações importantes que  conduziram devidamente a construção desse material. Ao princípio teve um pouco de resistência por parte dos professores com relaçãoa ideia de utilizar a tecnologia da RE em suas aulas, devido à conexão que fazem da Robótica com nível de conhecimento com computação, eletrônica ou programação, mas depois de conhecer melhor a proposta e de ter uma participação na construção do material didático (dando seu parecer e falando de suas necessidades) mostraram-se mais confiantes e animados. Os resultados indicam que com o uso de um material didático para professores aliado à tecnologia robótica pode-se quebrar o paradigma de que somente com formação na área das TICs pode-se fazer uso de um robô em sala de aula, assim como, melhorar o desempenho do professor no que diz respeito à integração de novas tecnologias em sala de aula.

Presidente - ***.287.084-** - AKYNARA AGLAE RODRIGUES SANTOS DA SILVA BURLAMAQUI - UFRN
Interno - 2459504 - AQUILES MEDEIROS FILGUEIRA BURLAMAQUI
Externo à Instituição - DENNIS BARRIOS ARANIBAR - UCSP