Banca de DEFESA: ISRAEL DOMINGOS DOS SANTOS JUNIOR

DISCENTE : ISRAEL DOMINGOS DOS SANTOS JUNIOR
DATA : 22/06/2022
LOCAL: Instituto Metrópole Digital (CIVT - Sala 301) e por vídeoconferência em: https://meet.google.com/kkm-uixp-pnm

A PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DIGITAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA

Histórias em Quadrinhos; Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa; Aprendizagem Móvel; Multiletramentos.

A Língua Inglesa está presente na maioria dos sistemas de ensino do mundo. No entanto, há necessidade de mudanças consideráveis no ensino-aprendizagem de Língua Inglesa, de maneira que as práticas pedagógicas possam torná-lo cada vez mais relevante e efetivo. A pesquisa tem o objetivo de propor a produção de HQs digitais como possibilidade de desenvolvimento de um ensino-aprendizagem de Língua Inglesa contextualizado e mais significativo, a partir da elaboração e aplicação de uma sequência didática, que contempla a realização de uma oficina de produção de HQs digitais, através do Aplicativo Comica e do PowerPoint, além da análise das produções dos alunos, quanto ao desenvolvimento das habilidades e competências em Língua Inglesa, de acordo com alguns indicadores de habilidades comunicativas. A pesquisa está fundamentada num ensino-aprendizagem de Língua Inglesa ancorado pela Abordagem Comunicativa e a Aprendizagem Significativa; no potencial das histórias em quadrinhos como recurso educacional; numa proposta de multiletramentos: linguístico, literário e digital; no Mobile Learning (Aprendizado Móvel) como metodologia ativa; e na sequência didática como instrumento para encaminhamento das ações pedagógicas, de maneira sistemática e organizada. Os participantes são oriundos de três turmas do nono do Ensino Fundamental, totalizando 77 alunos, com idades entre 14 e 17 anos, com quem o pesquisador trabalha como professor de Língua Inglesa. A pesquisa é de natureza qualitativa, por se propor à análise de documentos que compõem o processo de ensino-aprendizagem. A partir da análise dos dados coletados através das produções iniciais livres de HQs, as produções de HQs digitais, alguns questionários e atividades de sensibilização do gênero HQ e de autoavaliação, constatou-se a viabilidade de uso da sequência didática para produção de HQ digitais, em Língua Inglesa, contribuindo para o desenvolvimento de multiletramentos, favorecendo a criatividade, motivação, construção de repertório lexical e momentos de discussão.

Presidente - 2432953 - CELIA MARIA DE ARAUJO
Externo ao Programa - 2883214 - JOAO BATISTA DA COSTA JUNIOR