Banca de DEFESA: JÉSSICA MARIA DE ARAÚJO NEVES GOIS

DISCENTE : JÉSSICA MARIA DE ARAÚJO NEVES GOIS
DATA : 30/06/2022
LOCAL: Videoconferência Google Meet (link para acesso será disponibilizado no dia da defesa)

Formação de professores de alunos com deficiência intelectual para o uso pedagógico de jogos digitais

Inclusão. Deficiência Intelectual. Jogos digitais educacionais. Matemática. Formação docente.

Jogos digitais educacionais, quando conhecidos e bem utilizados, podem vir a proporcionar aos estudantes uma aprendizagem ativa. O significativo número de estudantes com Deficiência Intelectual matriculados na rede municipal de Natal/RN, que corresponde a mais de 50% do público da educação especial, nos faz refletir de que maneira poderemos oferecer, na escola pública, aprendizagem através dos jogos digitais para essas crianças, proporcionando melhoria no processo inclusivo. Para isso, é necessário pensar de que maneira poderemos proporcionar aos professores momentos formativos, que os oportunizem conhecer um pouco mais sobre o estudante com DI e que pontos podem ser levados em consideração para conseguirmos trabalhar habilidades matemáticas através dos jogos digitais educacionais no ensino regular. Assim, a problemática da presente pesquisa é: de que maneira poderemos contribuir para a formação docente no uso de jogos digitais nos contextos educacionais inclusivos com alunos com deficiência intelectual? O intuito é desenvolver uma proposta de formação docente, como estratégia de conhecimento e apresentação de jogos digitais matemáticos para inclusão de alunos com deficiência intelectual nos anos iniciais do ensino fundamental. Objetivamos, especificamente, identificar jogos digitais matemáticos, de diferentes repositórios gratuitos, mais significativos para inclusão de alunos com deficiência intelectual, vivenciar o uso de jogos educacionais digitais com estudante com deficiência intelectual e desenvolver uma formação sobre portais e seus jogos digitais educacionais para ensino da matemática para estudantes com Deficiência Intelectual. É uma pesquisa-ação de natureza qualitativa, uma vez que os participantes (professores dos anos iniciais do ensino fundamental de alunos com DI, pesquisador e aluno com DI) estarão envolvidos ativamente em busca de melhorias no processo de ensino e aprendizagem. Desse modo, as técnicas de coleta de dados utilizadas durante a pesquisa serão questionários, a serem aplicados com os professores antes e depois do processo formativo, diário de campo e registros (foto e/ou vídeo) da utilização dos jogos pelos alunos. Com essa pesquisa, buscamos visamos poder contribuir com o trabalho docente nos anos iniciais do ensino fundamental, mostrando-lhes as possibilidades do uso dos jogos digitais educacionais, de portais gratuitos, para que consigam explorar as potencialidades dessa ferramenta numa visão inclusiva.

Presidente - 3144003 - GESSICA FABIELY FONSECA
Interna - 2313711 - FLAVIA ROLDAN VIANA