Banca de DEFESA: VERIDIANA KELIN APPELT

DISCENTE : VERIDIANA KELIN APPELT
DATA : 24/06/2022
LOCAL: IMD/CIVT - Sala A308

A ABORDAGEM EDUCAÇÃO STEAM COMO POTENCIALIZADORA DE LETRAMENTO ESTATÍSTICO NO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Letramento estatístico; Abordagem STEAM; Práticas pedagógicas; Aprendizagem Baseada em Projetos; Anos finais do Ensino Fundamental.

O letramento estatístico, presente no currículo de Matemática, está relacionado a habilidades de coleta, organização, representação, interpretação e análise de dados baseados em conceitos, fatos e procedimentos presentes no cotidiano discente, para julgamentos e tomadas de decisão. Tal competência está alinhada à abordagem Educação STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), considerada inovadora por tratar de forma interdisciplinar problemas reais com ênfase no protagonismo discente, a partir de práticas investigativas e criativas. Esta pesquisa busca responder à seguinte questão: Como habilidades relacionadas ao letramento estatístico são mobilizadas em uma prática de educação STEAM? Para tanto, definiu-se como objetivo geral: Analisar a mobilização de habilidades relacionadas ao letramento estatístico por estudantes do sétimo ano a partir de uma prática baseada na abordagem STEAM. A partir dele, delinearam-se três objetivos específicos: i) Levantar experiências na Educação Básica fundamentadas na Educação STEAM que viabilizem o desenvolvimento do letramento estatístico; ii) Implementar uma prática pedagógica baseada na abordagem STEAM para o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao letramento estatístico; e iii) Analisar a mobilização de habilidades estatísticas a partir de prática STEAM. A fundamentação teórica está ancorada no letramento estatístico, especialmente nos conceitos e procedimentos relativos às habilidades do sétimo ano do Ensino Fundamental; assim como na conceituação e caracterização de práticas pedagógicas em abordagem STEAM para Educação Básica. Esta pesquisa tem caráter qualitativo, baseada na Pesquisa-Ação, que permite análise e intervenção de problemas do contexto da pesquisadora, a partir de etapas que configuram a investigação. Inicialmente, foi realizada a descrição do contexto da pesquisa, a qual participaram dezoito estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental, de uma escola privada do município do Natal/RN. Posteriormente, como plano de ação, realizou-se uma prática STEAM, ancorada na metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), com propósito de desenvolver habilidades estatísticas dos estudantes. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados a observação participante, diário de campo, além de fotografias, vídeos e gravador de áudio. Os resultados ratificaram a pertinência de práticas STEAM para o desenvolvimento do letramento estatístico, em razão de promover conclusões fundamentadas em análise. A partir da implementação da prática STEAM, com a produção de um carregador público para celular a partir da energia solar promoveu engajamento discente, pela construção de algo em prol da comunidade, e a apropriação de conceitos estatísticos de forma ativa, além de outras habilidades socioemocionais. A experiência propiciou inovação na organização das aulas, com ampliação dos espaços de aprendizagem por meio da utilização de outros ambientes como extensão da sala de aula. Os resultados também demonstram a relevância da parceria com outros profissionais que possuem familiarização com conceitos de eletrônica e carpintaria, como foi o caso desta pesquisa. Como produtos desta pesquisa foi elaborada uma sequência de ensino que norteou a prática e um guia de aplicação de práticas STEAM.

Interno - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA
Interna - 1362181 - ISMENIA BLAVATSKY DE MAGALHÃES
Externa à Instituição - ROSELI DE DEUS LOPES - USP
Notícia cadastrada em: 31/05/2022 14:19