O LETRAMENTO DIGITAL NA FORMAÇÃO DO COORDENADOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Formação docente; coordenador pedagógico; tecnologias digitais; letramento digital.
Essa pesquisa propõe refletir sobre a importância das tecnologias digitais na formação do coordenador pedagógico, tendo em vista a necessidade deste profissional de apropriar-se das ferramentas digitais para utilização na sua prática junto aos docentes. Essa problemática emergiu, de forma contundente, durante a pandemia do COVID 19, que evidenciou a necessidade de domínio dessas ferramentas digitais, na perspectiva do letramento digital, no fazer docente. Diante de tal cenário, tomamos como objetivo geral analisar o impacto da formação continuada sobre o uso das tecnologias digitais no fazer docente do coordenador pedagógico da CODEI/SEMEC. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com características de uma pesquisa-ação, tendo como sujeitos da pesquisa as coordenadoras pedagógicas da rede municipal de Parnamirim - Rio Grande do Norte. Como fundamentação teórica utilizamos autores como BUZATO (2006), FORMOSINHO (2002), PIMENTA (1996), SARMENTO (2000) entre outros. A ação de pesquisa se deu durante e com a formação continuada “Uso das ferramentas Digitais na formação do Coordenador Pedagógico da Educação Infantil”, desenvolvida como projeto de extensão, com uma carga horária de 40 horas, que certificou 35 participantes. Os dados desta pesquisa foram coletados por meio de questionário eletrônico, vídeos, diário de bordo, depoimentos durante e após as formações. Tomando como base os dados coletados, inicialmente, verificamos a necessidade da formação como meio de ressignificar a prática pedagógica.