Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS ANDRÉ TRIGUEIRO DE LUCENA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCOS ANDRÉ TRIGUEIRO DE LUCENA
DATA : 20/05/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

FORMAÇÃO DOCENTE EM PRODUÇÃO AUDIOVISUAL EDUCACIONAL


PALAVRAS-CHAVES:

Conteúdo audiovisual educacional, audiovisual na escola, vídeo aulas digitais.


PÁGINAS: 35
RESUMO:

Com nascimento do cinema dos irmãos Lumiére o mundo passa a experimentar uma nova maneira de representar a realidade, não somente com a construção de significados nos ficcionais de Georges Méliès possibilitando reflexões sobre a vida e a morte, alegrias e tragédias do dia a dia das pessoas, mas também na produção de conhecimento dos primeiros documentários de Robert Flaherty e do Cinema direto/verdade de Dziga Vertov e Jean Rouch.

Em face ao deslumbramento dos indivíduos que se predispõem a estarem na condição de espectador do cinema bem como na de produtor de filmes em seus mais diversos gêneros, podemos traçar um caminho mais seguro para a utilização das várias atribuições do audiovisual, no contexto do professor que irá produzir conteúdo em vídeo como objeto de aprendizagem nos ambientes de sala de aula.

Este projeto, em sua proposta formativa, dará ao professor um norte para que através das concepções sobre metodologias ativas, o audiovisual esteja na condição de instrumento motivador para a construção dos saberes.

A formação acontecerá por meio de uma trilha onde o educador conhecerá os principais aspectos relacionados a linguagem do audiovisual, narrativas, roteiro e os aspectos técnicos dos instrumentos digitais como gravadores de tela, câmeras (smartphone ou convencionais), editores de vídeo e plataformas de publicação.

Ao final é esperado que o educador saiba manusear esses instrumentos para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem utilizando não só os recursos técnicos, mas também da linguagem audiovisual.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2459504 - AQUILES MEDEIROS FILGUEIRA BURLAMAQUI
Interna - 052.287.084-80 - AKYNARA AGLAE RODRIGUES SANTOS DA SILVA BURLAMAQUI - UFRN
Externa à Instituição - CARLA PATRÍCIA OLIVEIRA DE SOUZA - UFRN
Notícia cadastrada em: 10/05/2022 12:13
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao