Banca de QUALIFICAÇÃO: GRACIKELLY RIBES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GRACIKELLY RIBES
DATA : 19/05/2022
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/ckh-dvxw-sgj
TÍTULO:

O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM APOIADO EMTECNOLOGIASDIGITAISNOS ANOS FINAISDOENSINOFUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Estratégias. Avaliação da aprendizagem. Tecnologias digitais. Ensino fundamental II.


PÁGINAS: 68
RESUMO:

As experiências com o uso de tecnologias, suscitadas durante a vigência do ensino remoto, ocasionaram um período de redefinição do cotidiano escolar. Com o retorno gradual às aulas presenciais, a busca por estratégias de uso das tecnologias digitais, por parte dos professores, na ação educativa, sobretudo no que se refere à avaliação da aprendizagem, em cenários virtuais, constituiu-se em um território minado de questionamentos. A partir dessa problemática, a presente pesquisa busca compreender o uso das tecnologias digitais no processo de avaliação da aprendizagem no ensino fundamental II. Para tanto, objetivamos identificar práticas avaliativas com o uso das tecnologias digitais no processo de avaliação da aprendizagem, bem como descrever as possibilidades e limitações do uso das tecnologias digitais no processo avaliativo; e finalmente elaborar um MOOC (Massive Open Online Course) ou seja, um curso online abertos e massivo, para professores do ensino Fundamental II, com as contribuições da integração das tecnologias digitais no processo de avaliação da aprendizagem no contexto presencial ou online. Esta pesquisa se caracteriza como uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada e exploratória, utilizando-se dos procedimentos de um estudo de caso, juntamente com a pesquisa bibliográfica. Os dados foram produzidos através de questionário, planos de aulas e documentos pessoais. A perspectiva de avaliação adotada tem como base a avaliação mediadora segundo Hoffmann (2004), a avaliação diagnóstica segundo Luckesi (2011), bem como a avaliação para aprendizagem, com base em Balula (2014). Os resultados prévios indicam que o uso das tecnologias digitais no processo de avaliação da aprendizagem, continua sendo um tema pouco explorado, quando relacionado ao Ensino Fundamental, mais precisamente nos anos finais, com base na escassez das produções acadêmicas divulgadas nos últimos anos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2453560 - MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA
Interna - 2451906 - ADJA FERREIRA DE ANDRADE
Externa à Instituição - KEILA CRUZ MOREIRA - IFRN

Notícia cadastrada em: 09/05/2022 14:52
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