Banca de QUALIFICAÇÃO: GUSTAVO LIMA DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GUSTAVO LIMA DO NASCIMENTO
DATA : 25/05/2022
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/xyw-kptk-itn
TÍTULO:

FORMAÇÃO EAD DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL COM ENFOQUE PRÁTICO E INTERDISCIPLINAR


PALAVRAS-CHAVES:

Pensamento Computacional. Formação Massiva. Formação Continuada. Abordagem Prática.


PÁGINAS: 90
RESUMO:

O mundo globalizado vem, de maneira geral, precisando de profissionais cada vez mais preparados para solucionar problemas de maneira inovadora e empreendedora, envolvendo várias áreas do saber. Essa necessidade de mudança tem provocado diversos debates no mundo, sobre qual é a melhor maneira de se constituir uma educação capaz de formar cidadãos críticos-reflexivos que dispõem de habilidades consideradas fundamentais. Um dos temas destacados nesses debates é o pensamento computacional. O modelo educacional brasileiro tem sido alvo de críticas, pois se mostra, em linhas gerais, incapaz de formar esse tipo de profissional. Na linha de frente desse processo encontram-se os educadores, pessoas que têm a responsabilidade de formar esse tipo de profissional. No entanto, eles não foram formados nessa perspectiva e, na maioria das vezes, não têm vivenciado práticas inovadoras que permitam aprimorar seus conhecimentos em pensamento computacional, incluindo nas metodologias adotadas ações baseadas na interdisciplinaridade e na resolução de problemas. Diante das dimensões de um país como o Brasil e da urgente necessidade de formação docente em pensamento computacional, este trabalho levanta o seguinte problema: como projetar uma formação de Pensamento Computacional em formato massivo, interdisciplinar e com foco na prática, de forma que venha a atender às demandas existentes? Em busca de uma solução para esse problema, a presente pesquisa visa elaborar um modelo de formação docente em pensamento computacional, numa perspectiva interdisciplinar, que pretende alcançar um maior número de professores por meio do formato online aberto e massivo (MOOC). Buscando entender melhor as possibilidades e viabilidade desta proposta de formação, alguns aspectos foram trabalhados em um curso de formação continuada ofertado no formato remoto no final de 2020, no contexto do Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional (Pensa RN). A partir dessa experiência, algumas ideias, exemplos e vivências foram abordados com os cursistas que tiveram a oportunidade de materializar esses conceitos através de diversos tipos de artefatos, tais como planos de aula, sequências didáticas, jogos e atividades, explorando o pensamento computacional em diversas áreas do conhecimento. O resultado obtido nessa proposta resultou em materiais que comprovam que as habilidades do pensamento computacional estão presentes nos mais diversos campos do saber, uma vez que os problemas reais envolvem a interdisciplinaridade. Uma análise foi feita sobre outros cursos existentes no contexto brasileiro, inclusive aqueles ofertados em formato massivo, visando um melhor entendimento da situação atual para a pesquisa. Além disso, foi realizada uma revisão sistemática de literatura e concebida uma nova proposta de curso EaD que será ofertado no segundo semestre de 2022 para ser avaliado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2978747 - CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
Interno - 1363515 - ANDRE MAURICIO CUNHA CAMPOS
Interna - 2432953 - CELIA MARIA DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 04/05/2022 17:01
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao