Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA LOURENA DE QUEIROZ

DISCENTE : MARIA LOURENA DE QUEIROZ
DATA : 12/05/2022
LOCAL: Videoconferência Google Meet ( meet.google.com/ohb-tdjq-jnd)

LIVROS DIGITAIS E INCLUSÃO: FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Deficiência Intelectual. Letramento Literário. Livros Digitais.

Nos estudos voltados para a formação de alunos e professores, tem-se reconhecido a importância da formação de leitores, por meio do letramento literário, já que o ato de ler literatura é visto como uma fonte de elucidação e democratização da cultura. No entanto, para que se supere as velhas barreiras da exclusão e possamos formar leitores com Deficiência Intelectual por meio letramento literário é necessário refletir sobre o papel das novas ferramentas de leitura e escrita trazidas pelas tecnologias digitais e de que forma esses instrumentos podem auxiliar nos processos de inclusão, acessibilidade, ensino e aprendizagem dos alunos com necessidades específicas. A partir dessas premissas, esse trabalho tem por objetivo desenvolver um guia para auxiliar a adaptação de livros digitais de literatura para pessoas, de 5 a 12 anos, com Deficiência Intelectual. De modo mais específico, objetivamos explorar o material disponibilizado no portal eduCAPES em formato de livros digitais de literatura para pessoas com Deficiência Intelectual; construir um levantamento sobre os livros digitais de literatura disponibilizado no portal, no âmbito da acessibilidade de pessoas com Deficiência Intelectual; e averiguar o potencial de utilização dos livros digitais disponibilizados no portal para o letramento literário e inclusão de pessoas com Deficiência Intelectual, no intuito de subsidiar a elaboração do guia. Esse trabalho trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, exploratória, do tipo netnografia. Como locus para realização do nosso estudo, escolhemos o acervo do eduCAPES, que é um portal educacional online, elaborado pela Diretoria de Educação a Distância - DED/CAPES, e que tem por objetivo a divulgação e disseminação de materiais e objetos de aprendizagem desenvolvidos por estudantes e profissionais da educação. Para coleta de dados, definimos alguns critérios de busca para pesquisa do material disponibilizado no portal, filtrando o conteúdo disponível através do tipo de arquivo (livro digital), idioma (Português), ano de publicação (2015 a 2021) e conteúdo (livros de literatura). Após a coleta dos dados, analisamos os materiais encontrados, a partir da análise de conteúdo, com base nos critérios de análise previamente definidos: a integridade do texto (obra completa), o uso de recursos visuais (imagens e ilustrações) e elementos característicos dos textos literários (enredo, tema, personagem, diálogos, entonações, etc.) e a inclusão de alternativas de leitura acessível (leitura fácil e/ou linguagem simples). Ao final, percebemos que a formação de leitores de literatura com Deficiência Intelectual, mediada pelos livros digitais, possa ressignificar as práticas docentes e contribuir significativamente para a inclusão das pessoas com necessidades específicas e para a disseminação da cultura, da literatura e do conhecimento. No entanto, o movimento em direção a acessibilidade cultural e adaptação de livros para pessoas com Deficiência Intelectual ainda encontra-se pouco enraizado nas sociedade, de modo que poucos materiais são elaborados e disseminados para o público.

Interna - 2313711 - FLAVIA ROLDAN VIANA
Interna - 3144003 - GESSICA FABIELY FONSECA