Banca de QUALIFICAÇÃO: TATHIANY DEYSE FERNANDES ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TATHIANY DEYSE FERNANDES ROCHA
DATA : 09/05/2022
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/inm-zfjb-oru
TÍTULO:

Método 5C: Storytelling e Design Thinking para Criação de Valor em Startups em Fase de Ideação


PALAVRAS-CHAVES:

Inovação. Empreendedorismo. Inteligência Socioemocional. Design Thinking. Storytelling.


PÁGINAS: 88
RESUMO:

Empreendedores de startups vivenciam diferentes desafios em direção ao desenvolvimento de negócios inovadores. Uma das primeiras questões acontece na fase de identificação e validação do problema que exige profunda compreensão sobre o que acontece com as pessoas envolvidas. Essa fase, considerada crucial para o progresso de empreendimentos, compreende o acesso a informações quanto aos objetivos dos indivíduos e suas questões pessoais. Apontado como um dos motivos que mais  leva ao encerramento de novos negócios, a falta de interesse dos clientes pela solução ofertada sugere uma incompreensão das dores e desejos do mercado. Para tanto, além das competências técnicas necessárias para exercer a atividade empreendedora, determinadas habilidades comportamentais também se mostram essenciais. Nesse cenário, o conhecimento do processo emocional envolvido na validação do problema ganha lugar de destaque na criação de soluções inovadoras. Entretanto, o histórico curricular da educação básica e superior no Brasil, fundamentado predominantemente em métodos tradicionais de ensino e aprendizagem, não vem contribuindo satisfatoriamente no desenvolvimento de competências interpessoais necessárias ao perfil profissional que é necessário na atualidade. Para contribuir na mudança dessa realidade, as metodologias ativas surgem como alternativa que podem ser adotadas na construção de habilidades mais abrangentes e, consequentemente, na formação de profissionais mais qualificados. Representados pelo caráter centrado no ser humano, construção de significados emocionais, criação de conexões e contextualizações, o Design Thinking e o Storytelling constituem-se como exemplos de abordagens capazes de impulsionar habilidades sociais importantes para a atividade de descoberta e criação de valor de empreendimentos. Sendo assim, o objetivo da presente pesquisa é desenvolver uma proposta pedagógica combinando o Storytelling e o Design Thinking para a criação de valor de startups em fase de ideação a partir do desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Utilizando o formato de oficina, será proposto o método 5C, um processo organizado com base nessas duas metodologias ativas que explora as interações entre pensamento, emoção e comportamento propostas pelo  Modelo Cognitivo de Aaron Beck. Definida como uma pesquisa-ação, a investigação de abordagem qualitativa utiliza como amostra empreendedores de startups em processo de incubação em razão da predisposição destes por qualificação atrelado ao interesse profissional da pesquisadora. Enquanto resultados, espera-se que o método apresentado proporcione avanços na habilidade dos empreendedores em compreender os elementos subjetivos presentes em contextos de problemas e, assim, contribuir na entrega e comunicação de soluções consideradas relevantes para o mercado, na construção do relacionamento com futuros clientes e, consequentemente, no alcance de negócios inovadores de impacto.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2978747 - CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
Interna - 2245086 - ISABEL DILLMANN NUNES
Interno - 1153006 - LUIZ AFFONSO HENDERSON GUEDES DE OLIVEIRA
Externa ao Programa - 2885481 - IRIS LINHARES PIMENTA GURGEL
Notícia cadastrada em: 25/04/2022 16:13
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao