Banca de QUALIFICAÇÃO: EDNNY KELLY DE ALMEIDA SALES

DISCENTE : EDNNY KELLY DE ALMEIDA SALES
DATA : 08/04/2022
LOCAL: Via Google Meet

MOBILE LEARNING NO ENSINO DE LEITURA: UMA PROPOSTA INTERVENTIVA COM O USO DO QR CODE

Leitura. Mobile learning.QR Code.

As tecnologias e os dispositivos móveis disponíveis, na atualidade, possibilitam a conexão com a internet e, com isso, integram mídias que proporcionam novas formas de comunicar, registrar e representar, o que, consequentemente, pode implicar em inovações na forma de ensinar e na forma de aprender. Além disso, observa-se, por um lado, a presença de smartphones nas escolas e, por outro lado, o uso em sala de aula tem sido banido frequentemente. Dessa forma, o presente projeto teve como objetivo geral propor o uso do Quick Response Code (QRCode) como recurso pedagógico no processo de leitura, em aulas de Língua Portuguesa, em turmas do 5º ano do Ensino Fundamental. Assim, a pesquisa possui caráter intervencionista, com base metodológica na pesquisa-ação por propor uma construção reflexiva e coletiva de conhecimento com vistas a alterar a estrutura de práticas sociais ou educacionais. Nessa perspectiva, após realizar-se um levantamento bibliográfico, bem como  uma avaliação diagnóstica, percebeu-se a viabilidade de realização da intervenção. Para isso, foram formuladas sequências didáticas para o ensino de leitura com o uso de QR Code, tomando o mobile learning como princípio orientacional para conduzir o trabalho com dispositivos móveis pelos alunos na realização de atividades de interpretação textual e de cunho gramatical. Essa intervenção foi observada, descrita e avaliada com um olhar qualitativo. Assim, espera-se que a prática realizada na intervenção, utilizando os dispositivos móveis e, especificamente o QR Code, proporcionem a percepção de boas práticas para o processo de ensino e aprendizagem da leitura.

Presidente - 2916579 - LUCELIO DANTAS DE AQUINO
Interna - 2453560 - MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA