Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA FREIRE DE OLIVEIRA

DISCENTE : RENATA FREIRE DE OLIVEIRA
DATA : 25/02/2022
LOCAL: Sala virtual do Google Meet

TRILHAS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM ACESSÍVEIS PARA DESENVOLVIMENTO DE EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA COM ESTUDANTES SURDOS: UMA PROPOSTA FORMATIVA A PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Trilhas digitais de aprendizagem, Acessibilidade, Educação Estatística, Surdos, Formação docente.

A sociedade tem passado por grandes e rápidas mudanças nos últimos tempos. As tecnologias digitais de informação e comunicação têm evoluído em um período curto, o que afeta diretamente a dinâmica da sociedade, que desenvolve hábitos e costumes sendo orientados por um ritmo mais imediatista. Essa sociedade que vem sendo construída é chamada por Vallejo (2007) de Sociedade da Informação (SI).  Assim, a presente pesquisa parte da hipótese de que relacionar essa necessidade dos docentes e de toda a comunidade escolar de se adaptar não só ao novo ritmo da sociedade, mas a inclusão de todos, em específico, no ensino de matemática, pode vir a favorecer uma aprendizagem efetiva no contexto da educação de surdos. Dessa forma, a partir do ingresso no Mestrado em Inovações em Tecnologias Educacionais, busquei aprofundar meus estudos sobre Tecnologias Educacionais, Metodologias Ativas, Processo de ensino e aprendizagem do aluno surdo, Matemática Inclusiva, Trilhas de Aprendizagem e Formação (inicial ou continuada) para professores, para organizar meu problema de pesquisa: Quais os aspectos a serem considerados para desenvolver trilhas digitais de aprendizagem matemática, desenvolvidas em uma perspectiva acessível, para que possam contribuir com a prática de professores que ensinam matemática no Ensino Fundamental, no contexto da educação de surdos? Essa pergunta circunscreve outras: A educação estatística para estudantes surdos pode ser desenvolvida a partir de trilhas digitais acessíveis de aprendizagem? As trilhas digitais de aprendizagem matemática, desenvolvidas em uma perspectiva acessível, podem vir a contribuir para a prática de professores que ensinam matemática no Ensino Fundamental, no contexto da educação de surdos? Que atividades contemplariam uma trilha digital de aprendizagem acessível tendo como foco usuários surdos? Como os professores dos anos iniciais do ensino fundamental podem vivenciar a trilha para usar com seus estudantes surdos? A compreensão das trilhas digitais de aprendizagem acessíveis como ferramenta para a transformação de práticas para o desenvolvimento do letramento estatístico de alunos surdos é a principal diretriz do meu objeto de estudo. Sendo assim, essa investigação tem por objetivo geral: Desenvolver trilhas digitais de aprendizagem matemática para a apropriação de conceitos estatísticos por estudantes surdos dos anos iniciais do ensino fundamental. E, de modo mais específicos, quero: Investigar os aspectos que devem ser levados em consideração ao planejar o ensino de Estatística para alunos surdos; Desenvolver uma formação autoinstrucional para os professores das turmas dos anos iniciais do ensino Fundamental vivenciaram as atividades das trilhas digitais de aprendizagem acessíveis para surdos; Validar a usabilidade das trilhas através de análise de atividades diagnósticas e avaliativas com os professores surdos e professores que ensinam matemática; Disponibilizar na Plataforma OBAMA as atividades das trilhas digitais de aprendizagem matemática acessíveis. Para o desenho da pesquisa, serão aplicadas ferramentas teórico-metodológicas do Design Instrucional na concepção pedagógica das trilhas digitais de aprendizagem matemática, visando a integração das TDIC na prática pedagógica de professores que ensinam matemática.

Presidente - 2313711 - FLAVIA ROLDAN VIANA
Interna - 3144003 - GESSICA FABIELY FONSECA