Banca de DEFESA: SORAYA ROBERTA DOS SANTOS MEDEIROS

DISCENTE : SORAYA ROBERTA DOS SANTOS MEDEIROS
DATA : 28/01/2022
LOCAL: Online

O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Pensamento Computacional. Formação de Professores. Educação de Jovens e Adultos.

O Pensamento Computacional tem sido recomendado para ser aplicado em inúmeras formações de alunos e professores, pois contribui, dentre outras habilidades, para o desenvolvimento de uma aprendizagem crítica. Contudo, ainda são escassos os trabalhos que relatam atividades na Educação de Jovens e Adultos relacionados a este tema. A lacuna amplia quando o foco é a formação de professores que atuam nesse campo educacional. Frente ao exposto, surge a seguinte questão de pesquisa: É possível estabelecer uma relação entre os pilares do Pensamento Computacional e o método de alfabetização de Paulo Freire na formação de professores da Educação de Jovens e Adultos? Neste sentido, toma-se como objetivo geral analisar a relação entre os pilares do Pensamento Computacional e o método de Paulo Freire, com vistas a contribuir para o processo de formação de professores da Educação de Jovens e Adultos. De maneira específica, busca-se: i) analisar a incorporação do Pensamento Computacional no processo de formação dos professores da EJA; ii) verificar os materiais didáticos utilizados pelos professores da EJA, visando fornecer subsídios para o desenvolvimento do Pensamento Computacional; iii) identificar as especificidades formativas referentes ao público da EJA, para definir parâmetros didático-pedagógicos do método Paulo Freire que possam ser associados ao Pensamento Computacional; e iv) criar um guia pedagógico destinado à formação de professores da EJA para auxiliar no processo de alfabetização de jovens e adultos com pensamento computacional. No âmbito metodológico, esta pesquisa se enquadra na área de Ciências Humanas, tendo caráter interdisciplinar entre as áreas de Computação e Educação. No que concerne à sua natureza, segue uma abordagem qualitativa. Quanto aos seus objetivos, é classificada como uma pesquisa explicativa. Em relação aos procedimentos técnicos, caracteriza-se como estudo de campo. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário. Quanto a técnica de análise, adotou-se a estatística descritiva. Para realizar estas etapas foi desenvolvida uma formação com professores que atuam na EJA na Escola Estadual Antônio de Azevedo, da cidade de Jardim do Seridó, no Rio Grande do Norte. Toda a formação foi realizada por meio das ferramentas de Educação Google. Como resultados, identificou-se: ao inserir Pensamento Computacional na EJA é necessário  descontruir o seu mito para fortalecer o seu uso junto a EJA; os materiais utilizados pelos professores da EJA são os mesmos adotados por eles no ensino regular; divulgar canais onde é possível obter recursos e fontes para produzir atividades para a EJA é salutar para se trabalhar com o método Paulo Freire integrado ao Pensamento Computacional; foi elaborado um Guia do Pensamento Computacional pelos professores participantes com vistas a compartilhar o conhecimento durante o curso para outros professores que também atuam nesse nível da educação básica, no Brasil. O curso foi validado pelos participantes e se mostrou relevante para ser inserido em formações maiores no contexto da EJA.

Presidente - 2315340 - CIBELLE AMORIM MARTINS
Interno - 2978747 - CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA