Banca de DEFESA: JADSON LUCAS GOMES SOUZA

DISCENTE : JADSON LUCAS GOMES SOUZA
DATA : 28/12/2021
LOCAL: Remoto

SCRATCH E JOGOS DIGITAIS COMO FERRAMENTA PARA O TRABALHO DA CORPOREIDADE E MOVIMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Jogos, Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais; Movimento corporal; Exer-learnings; Linguagens.

Tendo em vista a grande importância do movimentar-se para as crianças, o movimento deve fazer parte da vivência na escola, transformando-se numa parte construtiva da aprendizagem (HILDEBRANDT-STRAMANN, 1999). Esse processo de formação não está atrelado apenas a aprendizagem cognitiva, mas também a do sentido e a do corpo (HILDEBRANDT-STRAMANN, 2005). Segundo Reiner Hildebrandt, pensar em um ensino no seu todo, corpo e mente é um problema que, até os dias atuais, ainda não foi solucionado pelas escolas, o que resulta em uma separação grosseira entre a cabeça (o pensar) e o restante do corpo. Visando atrelar a interdisciplinaridade ao movimentar-se, com vistas a quebrar essa barreira de separação do corpo e da mente, busca-se validar jogos capazes de perceber os movimentos da criança a fim de gerar uma interação em tempo real com dinâmicas digitais que estimulem o mesmo. O projeto busca desenvolver protótipos de jogos utilizando o Scratch para auxiliar crianças no ensino, envolvendo a interação física. Nessa perspectiva, há a inserção da criança em um ambiente digital lúdico com atividades que desenvolvam as habilidades esperadas, onde os movimentos interagem com a mesma. Para embasar esta discussão, o presente trabalho tem como fundamentação teórica a Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais combinada com exercícios físicos, os exer-learnings. Os exer-learnings para este trabalho traz a possibilidade de integração do movimento na área de linguagens, deixando de ser fator exclusivo para a disciplina de Educação Física. Espera-se que o dispositivo contribua de forma positiva na educação das crianças, fazendo com que os conceitos da área de linguagens sejam trabalhados e vivenciados, além de outros benefícios agregados que advém de sua aplicação, do movimentar-se. O jogo viabiliza não só professores a tratar do aprendizado como um todo, do corpo com a mente, mas também visa estimular as crianças, para que possam ser mais ativas no processo, de forma a deixarem de ser meros consumidores para serem protagonistas do seu próprio conhecimento, participando ativamente das dinâmicas.

Presidente - 2459504 - AQUILES MEDEIROS FILGUEIRA BURLAMAQUI
Interna - 052.287.084-80 - AKYNARA AGLAE RODRIGUES SANTOS DA SILVA BURLAMAQUI - UFRN
Externo ao Programa - 1763991 - RUMMENIGGE RUDSON DANTAS
Externo à Instituição - FLÁVIO RODRIGUES CAMPOS - SENAI