Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRICIA REGINA VIEIRA VIANA DE ANDRADE

DISCENTE : PATRICIA REGINA VIEIRA VIANA DE ANDRADE
DATA : 16/12/2021
LOCAL: videoconferência

Práticas de alfabetização, no ensino remoto, em uma turma do segundo ano do Ensino Fundamental de um Colégio de Aplicação

Alfabetização e letramento; Letramento Digital; Tecnologias Digitais; Ensino Fundamental; Ensino remoto.

A pandemia, ocasionada pelo novo Coronavírus (Covid-19), tornou ainda mais evidente a necessidade do uso das tecnologias digitais nas práticas de ensino. O contexto trouxe desafios ao setor educacional, que precisou repensar o ensino nas diversas instituições educativas brasileiras, as quais passaram a implementar o ensino remoto como uma alternativa emergencial para manter os estudantes vinculados à escola e assim poder garantir a continuidade de suas atividades letivas. Tendo em vista que as aulas remotas são, predominantemente, ministradas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), a busca por conhecimentos e inovação do fazer docente passou a ser uma tônica, uma vez que, a mediação tecnológica, por vias digitais, tornou-se imprescindível para os processos de ensino e aprendizagem. Diante desse contexto, temos como objetivo investigar práticas de alfabetização desenvolvidas no formato do ensino remoto, com estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental do Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI-CAp/UFRN). A pesquisa comunga dos princípios da abordagem qualitativa, tendo como método investigativo o Estudo de Caso, uma vez que, pretendemos analisar as singularidades do contexto educacional observado, demarcado em um tempo e espaços específicos. Para tal, utilizamos como procedimentos: observação das práticas de alfabetização e entrevista semiestruturada aos professores. Aplicamos como instrumentos: diário de campo para o registro das observações, capturas de tela e gravação das aulas para facilitar a obtenção do detalhamento das intervenções para posterior análise. As entrevistas serão analisadas e categorizadas, a posteriori, em conformidade com Bardin (1977). O contexto da pesquisa é o NEI-CAp/UFRN, cujos colaboradores são os professores atuantes no segundo ano do Ensino Fundamental, a diretora e a coordenadora pedagógica dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Quanto aos aspectos teóricos, discutiremos perspectivas conceituais relacionados à alfabetização, letramento, letramento digital, tecnologia digital e ensino remoto. Como resultados da pesquisa, esperamos contribuir com a prática de professores em processo de alfabetização e, como produto de pesquisa, pretendemos elaborar, colaborativamente, com os professores da investigação, um Caderno Temático sobre as práticas de alfabetização e ensino remoto, tomando como referência estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental, e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Preliminarmente, observamos que as práticas de alfabetização vivenciadas pela turma, aproximam-se das experiências, ligadas à escrita e à leitura, nas quais as crianças se envolvem em seu contexto social. A partir da vivência de uma multiplicidade de práticas nas quais o saber letrado se insere, a Escola tem atuado como agência de letramento, promovendo uma continua relação das crianças com situações que coadunam com suas experiências de vida. Ações como leituras de textos que ajudam a organizar o dia a dia (rotina escolar, calendários, tabelas, que explicitam a organização do ensino remoto); leitura de textos literários e construção de sentidos a partir desses; escrita de textos informativos para socialização dos saberes construídos acerca de temáticas diversas; reflexões sobre elementos pré-textuais e textuais que compõem um e-book são algumas ações que exemplificam o uso da leitura e da escrita com o intuito de possibilitar aos educandos mobilização de seus saberes para alcançarem objetivos individuais e inserirem-se em práticas socialmente estabelecidas. Essas práticas têm sido possíveis em função do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) que proporcionam a integração entre ambientes e aprendizes diversos, numa múltipla rede de sabres, facilitando a comunicação entre seus integrantes, a construção e troca de sabres, potencializando, assim, o ensino e a aprendizagem da leitura e escrita. Assim, os resultados iniciais das avaliações das práticas docentes revelam que os momentos que favorecem a alfabetização infantil, no contexto remoto de ensino, são aqueles em que o professor considera a história linguísticas das crianças, criando eventos de letramento, a partir de situações comunicativas reais ofertando mediações qualitativas quanto ao uso das TDIC.

Interno - 1804830 - JOSE GUILHERME DA SILVA SANTA ROSA
Interna - 2453560 - MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA
Externa ao Programa - 2685046 - REBECA RAMOS CAMPOS DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 26/11/2021 14:02