Banca de DEFESA: KARINA DE SENA P. ILNICKI

DISCENTE : KARINA DE SENA P. ILNICKI
DATA : 14/12/2021
LOCAL: meet.google.com/jdi-wbao-eqs

JOGOS DIGITAIS NO ENSINO REMOTO: UMA ESTRATÉGIA PARA TRABALHAR OBJETOS DE CONHECIMENTO DO 5 ANO POR MEIO DO WHATSAPP.

Ensino remoto; jogos digitais; Ensino Fundamental; WhatsApp.

A pesquisa trata de propor e analisar a utilização de jogos digitais associados em seu conteúdo a objetos de conhecimento do Ensino Fundamental I como uma estratégia pedagógica de trabalho do professor, utilizando o aparelho celular como ferramenta e o aplicativo WhatsApp como meio de comunicação.  Considerando a relevância de encontrar recursos mais acessíveis a todos, diminuindo a barreira social ao conhecimento e oportunizando acesso digital, esta pesquisa se centra no trabalho de ensino realizado remotamente com crianças entre dez e onze anos de idade, cursando o 5° ano do Ensino Fundamental I. Trata-se de uma pesquisa aplicada de base qualitativa, que utilizou a pesquisa bibliográfica e inspirou-se em características da pesquisa de campo, cuja questão norteadora foi a investigação da contribuição dos jogos à aprendizagem das crianças. Trabalhados quatro jogos digitais a partir de três critérios: (i) estar disponível gratuitamente, (ii) instalar no aparelho celular e (iii) conteúdo do jogo se relacionar a objeto de conhecimento a ser trabalhado, a pesquisa encontra como alguns de seus resultados o forte engajamento dos estudantes durante a atividade de jogar e a participação ativa à aula pelo prévio conhecimento dos temas a partir dos jogos.

Presidente - 2292957 - ARLETE DOS SANTOS PETRY
Interna - 2315340 - CIBELLE AMORIM MARTINS