Banca de QUALIFICAÇÃO: ELY TICIANA DA SILVA RAMOS

DISCENTE : ELY TICIANA DA SILVA RAMOS
DATA : 17/12/2021
LOCAL: Online

USO DO SCRATCH NA ALFABETIZAÇÃO: PRODUÇÃO DE CONTEÚDO MULTIMODAL COM REPRESENTATIVIDADE ÉTNICO-RACIAL

Alfabetização. Scratch. Construcionismo. Conteúdo multimodal. Representatividade étnico-racial.

Esta proposta surgiu da problematização de dificuldades enfrentadas no processo de alfabetização, na escassez de representatividade étnico-racial nos materiais didáticos disponíveis na escola e na formação docente ineficaz quanto uso da Informática na Educação. A questão central desta pesquisa é verificar se o software Scratch pode contribuir enquanto ferramenta de criação de conteúdo multimodal no processo de alfabetização através do contato com a cultura afro-brasileira e africana com abordagem pedagógica construcionista para docentes em formação inicial. O objetivo da pesquisa é analisar o uso do Scratch como ferramenta auxiliar no processo de alfabetização com representatividade étnico-racial na formação inicial de docentes. A abordagem metodológica adotada será qualitativa, de natureza exploratória quanto aos objetivos, de caráter experimental e de pesquisa-ação em termos de procedimentos técnicos. Os sujeitos da pesquisa serão professores em formação inicial do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Espera-se como resultado desta pesquisa o desenvolvimento de um guia didático com abordagem construcionista, para o uso do Scratch no processo de alfabetização, diversidade de materiais que possam promover a melhoria nas habilidades de leitura e escrita, além do contato com referências étnico-raciais.

Presidente - 2315340 - CIBELLE AMORIM MARTINS
Interno - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA
Externa à Instituição - TATIANA SANTOS DA PAZ - IFCE
Notícia cadastrada em: 25/11/2021 11:04