Banca de DEFESA: CRISIANY ALVES DE SOUSA

DISCENTE : CRISIANY ALVES DE SOUSA
DATA : 16/12/2021
LOCAL: Google Meet: https://meet.google.com/pxj-ssjw-wtm

Itinerário Formativo em Competências Digitais para Professores da Educação Básica: Uma proposta a partir das matrizes brasileiras

Competência Digital Docente. Formação Continuada. Autoavaliação.

As estratégias governamentais para inclusão e fomento de tecnologias digitais nas escolas vêm sendo aos poucos disseminadas, tendo sido pontuadas desde 1989 com o Proninfe, passando em seguida pelo Proinfo em 1997 e sua reformulação em 2007 e, mais recentemente, com o Programa de Inovação Educação Conectada em 2017. Essas políticas públicas de incentivo à adoção das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) podem ser percebidas nas escolas, por meio dos rastros deixados na infraestrutura e na formação dos professores. Entretanto, a infraestrutura adquirida e as formações realizadas ainda não conseguiram proporcionar uma integração efetiva das tecnologias digitais aos currículos, tampouco desenvolver competências digitais nos professores, de modo que estes pudessem acompanhar novos ambientes de aprendizagem e inovações proporcionadas pelas TDICs. Com a necessidade do cumprimento da Base Nacional Comum Curricular e acompanhar as novas transformações provocadas pelo isolamento social, advindo da pandemia da COVID-19, podemos observar que as formações continuadas ofertadas para professores, pelos programas de fomento às tecnologias digitais nas escolas, foram insuficientes para superar os novos desafios. Visando contribuir neste contexto, a presente pesquisa tem por objetivo buscar possibilidades e processos alternativos para a formação continuada com foco no desenvolvimento das competências digitais em docentes. Os norteadores da proposta foram: o que é competência digital e como abordá-la na formação continuada de professores; quais as possibilidades e espaços na formação continuada em um cenário de pandemia; e quais as estratégias na formação docente para desenvolvimento de competências digitais. Como resultados de pesquisa, foi produzido um itinerário formativo em competências digitais, baseado em uma nova matriz em competências digitais docente, elaborada a partir do levantamento teórico sobre as matrizes em competências digitais brasileiras. A nova matriz forneceu subsídios para criação de um instrumento autoavaliativo das competências digitais, permitindo o mapeamento das competências em um grupo de docentes de uma rede de ensino. Com os resultados do instrumento autoavaliativo, foi possível realizar um curso de formação continuada para desenvolvimento e aprimoramento de competências digitais. Este curso, concebido para o formato remoto, trabalhou na perspectiva reflexiva sobre o desenvolvimento de competências digitais e favoreceu uma aprendizagem autônoma e inovadora para atuação dos docentes em diferentes ambientes de ensino e aprendizagem. Para verificação da pesquisa na prática, foram avaliados os aspectos e as contribuições da formação continuada remota para a prática docente, através de autoavaliação, elaboração de produtos educacionais, planos de aulas, entre outros artefatos desenvolvidos neste percurso formativo. Em conclusão, evidenciou-se a importância e a contribuição deste modelo formativo para a apropriação de novos conhecimentos, a reflexão sobre avaliação das competências digitais em docentes e práticas com e para o uso de TDICs, destacando a possibilidade deste itinerário formativo se constituir como um referencial na formação continuada de professores.

Presidente - 2978747 - CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
Interna - 333491 - BETANIA LEITE RAMALHO
Interna - 2315340 - CIBELLE AMORIM MARTINS
Externa à Instituição - LIANE MARGARIDA ROCKENBACH TAROUCO - UFRGS