Banca de DEFESA: JARLES TARSSO GOMES SANTOS

DISCENTE : JARLES TARSSO GOMES SANTOS
DATA : 14/12/2021
LOCAL: http://meet.google.com/rgt-uqrh-gtk

PRODUÇÃO DE KIT DE ROBÓTICA EDUCACIONAL PARA O COMPONENTE CURRICULAR CIÊNCIAS: perspectiva para mobilizar competências e habilidades no âmbito da BNCC

Competências e Habilidades. Produção de Material Didático. Tecnologias Digitais. Robótica Educacional. Avaliação Formativa.

O processo de ensino a partir do contexto das competências e habilidades vem sendo amplamente discutido ao longo das últimas décadas. No Brasil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o documento responsável por nortear o currículo das instituições de ensino que ofertam a educação básica, pautando sua proposta no emprego de competências e habilidades. Contudo, instituições de ensino ainda encontram dificuldades no que diz respeito a adaptação das propostas de ensino ao que apresenta a BNCC, como a falta de adequação dos materiais didáticos, além do processo de avaliação, que requer instrumentos capazes de auxiliar o docente a compreender se os estudantes estão adquirindo as competências previstas. Assim, torna-se necessário propor alternativas que apresentem meios para a produção de materiais didáticos que se alinhem ao que apresenta a BNCC. Buscando minimizar essa problemática no contexto do componente curricular Ciências, esse trabalho traz como questão de pesquisa:  de que forma o emprego de um kit educacional para o ensino da unidade temática Matéria e Energia pode auxiliar professores no trabalho aos moldes da Base Nacional Comum Curricular, mobilizando competências e habilidades específicas para o componente curricular Ciências, no 8º ano do ensino fundamental anos finais? Os principais estudos sobre o tema apontam que materiais didáticos que estimulam a proposição de situações-problema em contextos reais, podem auxiliar na mobilização de competências específicas. Diante disso, esse estudo adota como objetivo analisar o uso de um kit educacional produzido como recurso para incentivar professores no trabalho aos moldes da BNCC, auxiliando a mobilizar competências e habilidades específicas para o componente curricular Ciências, no 8º ano do ensino fundamental anos finais. Por meio de um percurso metodológico guiado pelo design science research e pesquisa-ação, foi possível compreender dificuldades encontradas pelos professores e conceber um kit educacional capaz de minimizar tais dificuldades, baseado nas propostas da robótica educacional. Como resultado, o estudo obteve um kit educacional composto por materiais de baixo custo, como peças para montagem, componentes eletrônicos diversos e guia didático, capaz de auxiliar na condução das propostas didáticas, contando com sequências de atividades para habilidades específicas, bem como apoio no processo de avaliação, a partir do uso de rubricas que ajudem o professor a compreender o processo de aquisição de habilidades pelos estudantes. A partir do uso do kit junto a estudantes, foram obtidos dados que apontam que o kit permite adequar o ensino a uma situação-problema passível de intervenção a partir da mobilização de uma habilidade, bem como apresenta os esquemas de atuação, ou seja, os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais pertinentes ao ensino aos moldes da BNCC, auxiliando para mobilizar habilidades específicas.

Presidente - 2459504 - AQUILES MEDEIROS FILGUEIRA BURLAMAQUI
Interna - 052.287.084-80 - AKYNARA AGLAE RODRIGUES SANTOS DA SILVA BURLAMAQUI - UFRN
Interno - 1153006 - LUIZ AFFONSO HENDERSON GUEDES DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - FLÁVIO RODRIGUES CAMPOS