Banca de QUALIFICAÇÃO: JÉSSICA MARIA DE ARAÚJO NEVES GOIS

DISCENTE : JÉSSICA MARIA DE ARAÚJO NEVES GOIS
DATA : 11/01/2022
LOCAL: Videoconferência Google Meet (link para acesso será disponibilizado no dia da defesa)

Formação de professores de alunos com deficiência intelectual para o uso pedagógico de jogos digitais

Deficiência Intelectual; Formação docente; Jogos digitais educacionais.

Jogos digitais educacionais, quando conhecidos e bem utilizados, podem proporcionar aos estudantes uma aprendizagem ativa. O significativo número de estudantes com Deficiência Intelectual matriculados na rede municipal de Natal/RN, que corresponde a mais de 50% do público da educação especial, nos faz refletir de que maneira poderemos oferecer, na escola pública, aprendizagem através dos jogos digitais para essas crianças, proporcionando melhoria no processo inclusivo. Para isso, é necessário pensar de que maneira poderemos propiciar aos professores momentos formativos, que os oportunizem conhecer um pouco mais sobre o estudante com DI e que pontos podem ser levados em consideração para conseguirmos trabalhar habilidades matemáticas através dos jogos digitais educacionais no ensino regular. Assim, a problemática da presente pesquisa é: de que maneira poderemos auxiliar os professores de alunos com deficiência intelectual para o uso de jogos digitais nos contextos educacionais? O intuito é contribuir de maneira significativa para que esses docentes se sintam mais preparados para utilização dos jogos digitais educacionais, numa perspectiva inclusiva. Objetivamos, especificamente, selecionar jogos digitais matemáticos de diferentes repositórios gratuitos, verificando quais jogos seriam relevantes para inclusão de alunos com deficiência intelectual, produzir uma formação sobre portais e seus jogos digitais educacionais para ensino da matemática para estudantes com Deficiência Intelectual e utilizar jogos educacionais digitais com os estudantes com DI. É uma pesquisa-ação de natureza qualitativa, uma vez que os participantes (professores de alunos com DI, pesquisador e aluno com DI) estarão envolvidos ativamente em busca de melhorias no processo de ensino-aprendizagem. Desse modo, as técnicas de coleta de dados empregadas durante a pesquisa serão questionários, a serem aplicados com os professores antes e depois do processo formativo e diário de campo e registros (foto e/ou vídeo) da utilização dos jogos pelos alunos. Com essa pesquisa, buscamos contribuir com o trabalho docente nos anos iniciais do ensino fundamental, mostrando-lhes as possibilidades do uso dos jogos digitais educacionais matemáticos, de portais gratuitos, para que consigam explorar as potencialidades dessa ferramenta numa visão inclusiva.

Interna - 2313711 - FLAVIA ROLDAN VIANA
Interna - 3144003 - GESSICA FABIELY FONSECA